plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

UFPA possui 300 alunos de outros países

Nos últimos seis anos (2013 a 2017), a Universidade Federal do Pará (UFPA) recebeu pelo menos 479 alunos estrangeiros que vieram realizar intercâmbios na instituição. Atualmente, na instituição estão matriculados 300 estudantes de graduação e pós-graduaçã

Nos últimos seis anos (2013 a 2017), a Universidade Federal do Pará (UFPA) recebeu pelo menos 479 alunos estrangeiros que vieram realizar intercâmbios na instituição. Atualmente, na instituição estão matriculados 300 estudantes de graduação e pós-graduação que são estrangeiros. Dezenas deles, chegaram esse ano e mais são esperados para 2019. Os números, porém, oscilam a cada ano e a realização de intercâmbios enfrenta barreiras. A maior delas, a recente extinção do Programa Ciência Sem Fronteiras.

Para Iracilda Sampaio, pró-reitora de Relações Internacionais da UFPA (Prointer), os números são positivos, mas poderiam ser maiores. “A procura de candidatos interessados em mobilidade depende também do interesse dos alunos, condicionado ao domínio do idioma e à existência de bolsas integrais. Um dos maiores empecilhos para os alunos paraenses irem ao exterior é a proficiência de idiomas que torna a procura por Portugal a maior”.

Outro fator que influi nas idas e vindas de alunos na UFPA em mobilidades internacionais é “a extinção do Programa Ciência Sem Fronteiras, que ofertou inúmeras vagas para diversos cursos, especialmente nas áreas de engenharia e saúde”, pondera a pesquisadora.

FORA DA REALIDADE

Além disso, os números estão abaixo da realidade na Universidade uma vez que o modelo de gestão da UFPA é descentralizado e muitas unidades acadêmicas como Programas de Pós-graduação, Núcleos, Institutos e Faculdades articulam de forma independente suas parcerias internacionais. Também há acordos entre professores específicos com colegas em universidades estrangeiras os quais não são registrados pela instituição, mas permitem mobilidade internacional à estudantes.

UFPA participa de vários acordos para mobilidade estudantil - Entre os programas registrados, a UFPA participa: na graduação - BRAMEX, BRACOL, PEC-G, Paulo Freire, e Santander. Na Pós-graduação, a UFPA recebe alunos de mestrado e doutorado pelo PAEC e pelo PEC-PG, e envia alunos para o exterior pelo PDSE (Programa de Doutorado Sanduiche no Exterior), com bolsas da CAPES e do CNPq.

(Assessoria de Comunicação da UFPA)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias