plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Indústria continua desempregando no Pará, aponta Dieese

O emprego formal no setor da indústria de transformação fechou os primeiros quatro meses do ano (janeiro - abril) em queda no Pará. O balanço foi divulgado pelo Departamento de Estatística e Estudos Socioeconômicos do Pará (Dieese/PA), com base m informaç

O emprego formal no setor da indústria de transformação fechou os primeiros quatro meses do ano (janeiro - abril) em queda no Pará. O balanço foi divulgado pelo Departamento de Estatística e Estudos Socioeconômicos do Pará (Dieese/PA), com base m informações oficiais do Ministério do Trabalho.

No mês de abril, os postos de trabalhos no setor da indústria apresentou um saldo negativo de empregos formais no comparativo entre admitidos e desligados, com decréscimo de 0,39%.

No período, em todo o Pará, foram feitas 2.062 admissões no setor da indústria, contra 2.379 desligamentos, representando um saldo negativo de 317 postos de trabalhos.

O saldo também foi negativo no mesmo período do ano passado (abril/2017), só que um pouco maior que o verificado este ano, segundo o Dieese/PA. Foram feitas 1.703 admissões contra 2.192 desligamentos, gerando um saldo negativo de 489 postos de trabalhos.

Ainda de acordo com o Dieese/PA, em abril, a maioria dos estados da Região Norte apresentaram saldos positivos de empregos formais no setor da indústria, no comparativo entre admitidos e desligados, com destaque para Rondônia, com a geração de empregos com saldo positivo de 56 postos de trabalhos, seguido do Tocantins (23 postos), Amapá (16 postos) e Roraima (12 postos).

Também em abril, os destaques negativos ficaram para o Amazonas, com a perda de 766 postos de trabalho e para o Pará, com 317 postos de trabalho.

Pará: saldo negativo nos quatro primeiros meses do ano

Os quatro primeiros meses do ano também tiveram um saldo negativo na geração de empregos formais no setor da indústria de transformação, no comparativo entre admitidos e desligados, com decréscimo de 0,21%.

Em todo o Pará foram registradas 9.767 admissões contra 9.940 desligamentos, representando um saldo negativo de 173 postos de trabalho.

Em janeiro a abril do ano passado, o setor também apresentou queda na geração de empregos formais, sendo 8.590 admissões contra 10.382 desligamentos, gerando um saldo negativo bem maior que em 2017, de 1.792 postos de trabalho.

O destaque negativo no balanço deste ano (janeiro – abril) ficou com o Pará, com a perda de 173 postos de trabalho, seguido do Amapá, (129 postos) e Roraima (14 postos).

Ainda segundo o Dieese/PA, nos quatro primeiros meses de 2018, foram feitas 28.917 admissões no setor da indústria em toda a Região Norte, contra 28.347 desligamentos, gerando um saldo positivo de 570 postos de trabalho, o que representa um crescimento de 0,23% na geração de empregos formais.

Últimos 12 meses

Nos últimos 12 meses, a flutuação dos postos de trabalhos no setor da indústria apresentou um saldo positivo de empregos formais no comparativo entre admitidos e desligados, com crescimento e 2,35%.

No mesmo período, segundo o Dieese/PA, foram feitas no setor em todo o Pará, 30.618 admissões contra 27.747 desligamentos, gerando um saldo positivo de 1.871 postos de trabalhos.

A maioria dos Estados do Norte apresentou saldos positivos de empregos formais no setor da indústria, no comparativo entre admitidos e desligados, com destaque para o Pará, com a geração de 1.871 postos de trabalho, seguido de Rondônia (1.855 postos), Acre (305 postos) e Roraima (68 postos).

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias