plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Presidente internacional da Hydro será convocado por CPI

Os deputados da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura danos ambientais em Barcarena, a partir do episódio ocorrido nas dependências da empresa norueguesa Hydro Alunorte em fevereiro deste ano, aprovaram a convocação do presidente internacional

Os deputados da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura danos ambientais em Barcarena, a partir do episódio ocorrido nas dependências da empresa norueguesa Hydro Alunorte em fevereiro deste ano, aprovaram a convocação do presidente internacional da empresa envolvida, Svein Richard Brand, além da quebra de sigilo de informações de alguns diretores da mineradora, como Carlos Augusto Neves, e dos gerentes operacionais que estavam de plantão nos dias 16 e 17 de fevereiro, para acelerar o processo conclusivo do relatório.

Foi aprovada ainda a reiteração do pedido de informações à mineradora, sob pena de busca e apreensão, depois que a empresa informou que o caminhão com rejeitos, tombado em estrada próxima no dia 22 de fevereiro e testemunhado por várias pessoas ouvidas na CPI, estaria chegando à empresa após um serviço de manutenção e não saindo.Ontem, a CPI ouviu, em depoimento na 16ª edição de oitivas, quatro diferentes visões a respeito dos danos ambientais investigados.

Deputado diz que empresa deve multa

Parlamentares e entidades envolvidas na apuração de responsabilidades dos envolvidos no vazamento de rejeitos de bauxita da mineradora Hydro Alunorte participaram ontem de uma audiência pública na Câmara dos Deputados. O objetivo do debate foi analisar todo o trabalho feito após 100 dias do vazamento dos rejeitos da empresa norueguesa instalada na região de Barcarena.

Segundo o coordenador da comissão, deputado Edmilson Rodrigues (Psol-PA), a Hydro Alunorte é reincidente: em 2009, a empresa já tinha sido multada pelo Ibama por fato semelhante, mas recorreu e até hoje não pagou a punição, avaliada atualmente em cerca de R$ 17 milhões.Entre os parlamentares que fazem parte da comissão externa, a deputada Elcione Barbalho (MDB-PA) lembrou durante a audiência que esteve in loco em visita aos igarapés contaminados.

(Diário do Pará e Luiza Mello/Brasília)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias