Notícias / Pará

PROJETO NA CÂMARA

Protesto: Taxistas pedem regulamentação de aplicativo de transporte com limitação da frota

Quarta-Feira, 13/06/2018, 09:23:19 - Atualizado em 13/06/2018, 13:43:02 Ver comentário(s)

EDIÇÃO ELETRÔNICA

Protesto: Taxistas pedem regulamentação de aplicativo de transporte com limitação da frota (Foto: DOL)
Taxistas bloquearam a avenida Almirante Barroso, em São Brás. (Foto: DOL)

Taxistas de várias cooperativas de Belém, Ananindeua e Marituba finalizaram a última manifestação desta quarta-feira (13) em frente à RBATV, após protesto em frente à Câmara Municipal de Belém.

Confira como está o trânsito na Grande Belém

Projeto gera protesto de taxistas

Segundo a categoria, está tramitando na Câmara Municipal um projeto, de autoria do vereador Ígor Andrade (PSB), que prevê a regulamentação do serviço de transporte individual de passageiros, por meio de aplicativos, em Belém, e que, inclusive já teria passado por algumas comissões de Justiça e de Transporte.

O projeto prevê a regulamentação, com o devido cumprimento de formalidades legais e fiscais, dos veículos que rodam no município através de aplicativos para transporte privado de passageiros.

Taxistas reunidos em mobilização. (Foto: Cácia Medeiros/RBATV)

No entanto, a categoria afirma que teve conhecimento de que o prefeito Zenaldo Coutinho mandou barrar o projeto, através de um vídeo divulgado pelo vereador Gustavo Sefer (PSD), que também convoca os motoristas de aplicativos para uma manifestação.

Os taxistas aguardam um posicionamento do prefeito de Belém, que segundo eles, estaria viajando ou do presidente da Câmara Municipal, Mauro Freitas (PSDC).

Taxistas se mobilizaram em frente à Câmara Municipal de Belém. (Foto: Cácia Medeiros/RBATV)

Mais cedo, a categoria chegou a bloquear a avenida Almirante Barroso, no bairro de São Brás e parte da avenida Nazaré, próximo ao Conjunto Arquitetônico de Nazaré (CAN). Os taxistas foram recebidos pelo vice-prefeito Orlando Reis, que ficou de dar um posicionamento até terça-feira (19).

Taxistas bloquearam a avenida Almirante Barroso em protesto. (Foto: Cácia Medeiros/RBATV)

“Nós queremos chamar atenção da população. Não somos contra os aplicativos de transporte, apenas queremos a celeridade de projeto de regulamentação, para que eles possam pagar os mesmos impostos que nós”, explica o representante de Movimento Independente, César Santos.

A categoria afirma ainda, que caso não obtenha um posicionamento positivo em relação à regulamentação até o dia 19 de junho, outros protestos serão feitos em vários pontos da capital paraense.

“Caso nossa reivindicação não seja atendida, vamos fazer uma nova manifestação em vários lugares”, ressalta o representante.

Taxistas bloquearam a avenida Nazaré. (Foto: @brunoeduardomc/Twitter)

Segundo os taxistas, os motoristas de aplicativos de transportes são quase 12 mil em Belém, enquanto que taxistas são pouco mais de 5.400.

Para a categoria, o mercado está inchado para a concorrência desleal, já que os motoristas de aplicativos não pagam os mesmos impostos que os taxistas.

(Com informações de Cácia Medeiros/RBATV)





Comentários

Destaques no DOL