plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Abertas as inscrições para mesário voluntário

Estão abertas as inscrições de mesário voluntário para as eleições 2018. O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) segue com o processo aberto até o mês de julho. A partir de agosto, iniciam os treinamentos para os voluntários. As inscrições devem se

Estão abertas as inscrições de mesário voluntário para as eleições 2018. O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) segue com o processo aberto até o mês de julho. A partir de agosto, iniciam os treinamentos para os voluntários. As inscrições devem ser feitas por meio do site. Os interessados devem preencher uma ficha de cadastro e estar atentos aos critérios e vantagens do voluntariado.

De acordo com Carla Ramos, chefe de cartório do TRE/PA em Capanema, eleitores acima de 18 anos e regular com a Justiça Eleitoral devem se atentar ao prazo, já que o treinamento será realizado por profissionais qualificados do Tribunal para poderem prestar o melhor serviço possível aos eleitores no dia do pleito.

Uma das novidades é que, este ano, haverá treinamento online, com vagas predeterminadas pelo Tribunal. Vale ressaltar que pessoas com deficiência, dependendo da especificidade, também pode ser mesário. “O voluntariado é um dos maiores processos de exercício de cidadania e oportuniza aos eleitores o acesso direto no processo da escolha dos governantes”, afirma Carla. Quem já foi mesário deve fazer nova inscrição.

A Justiça garante dispensa de dois dias no trabalho pelo dia das eleições e no período do treinamento. Ser voluntário também é uma atividade que servirá como critério de desempate em concursos e os acadêmicos matriculados em instituições cadastradas no TRE vão acumular hora complementar nas atividades extras curriculares. Segundo a legislação, o mesário é convocado para atuar, preferencialmente, no local e seção de voto para viabilizar o direito do eleitor.

Quem não pode ser mesário?
Restrições

- Os candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, até o 2º grau, inclusive, e bem assim o cônjuge;

- Membros de diretórios de partido político, desde que exerçam função executiva;

- Autoridades e agentes policiais;

- Funcionários no desempenho de cargos de confiança do Executivo;

- Eleitores menores de 18 anos;

- Os que pertençam ao serviço eleitoral.

(Michelle Daniel/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias