plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Veja cuidados para evitar acidentes com a rede elétrica

Para a quadra junina e o período da Copa do Mundo, a Celpa dá uma série de orientações para que os enfeites destas comemorações não causem imprevistos. Pequenos cuidados merecem atenção redobrada dos clientes, como a colocação de bandeirolas, faixas e out

Para a quadra junina e o período da Copa do Mundo, a Celpa dá uma série de orientações para que os enfeites destas comemorações não causem imprevistos. Pequenos cuidados merecem atenção redobrada dos clientes, como a colocação de bandeirolas, faixas e outros adereços.

A ornamentação deve ser produzida com materiais não condutores de eletricidade e não pode ser afixada próxima da fiação elétrica. Em hipótese alguma as bandeirinhas devem ser amarradas aos postes. “A população precisa manter distância da rede elétrica e não soltar fogos de artifício na direção de postes e cabos de energia, pois podem ocasionar prejuízos diretos no fornecimento de energia e trazer riscos eminentes, levando por consequência a acidentes fatais”, explica o executivo da área de Segurança da Celpa, Alex Fernandes.

FOGUEIRAS

Ele pede que as pessoas não acendam fogueiras perto de postes ou embaixo de fios elétricos, já que o calor das chamas pode superaquecer a rede, provocando rompimento da fiação. “O número de fogueiras na nossa região diminuiu significativamente em relação aos anos anteriores. Mas, mesmo em menor quantidade, não deixa de ser um agravante quando feita sem os devidos cuidados.”

Outra orientação é sobre como agir em caso de acidentes. O local, por exemplo, deve ser isolado, para que não haja aproximação de pessoas. E, enquanto a energia não for desligada, não se devem retirar objetos ou pessoas que estejam em contato com fios. Nesses casos, é preciso acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193, e a Celpa, pelo 0800 091 0196.

Sobre a montagem de barraquinhas, camarotes, arquibancadas, palanques, palcos e a utilização de veículos de som, devem-se levar em conta alguns itens. A distância mínima de segurança dessas estruturas em relação à fiação elétrica dever ser de 1,5m. Durante a montagem e a desmontagem das estruturas, os operários deverão ficar atentos a essa distância e manusear ferramentas e peças metálicas com extremo cuidado.

Nos casos de ligações à rede para eventos juninos, os organizadores podem procurar as agências de atendimento da concessionária para pedir a ligação provisória. A solicitação deve ser feita com antecedência, devendo informar qual a finalidade, o endereço da ligação e quais eletrodomésticos serão utilizados.

SERVIÇO

  • Não lance serpentinas ou confetes na rede elétrica, sejam metálicos ou não.
  • Não instale nenhum enfeite próximo à rede elétrica. Deve-se manter uma distância mínima de dois metros.
  • Não faça ligações clandestinas. Procure a Celpa para fazer a ligação provisória do seu comércio.
  • Evite improvisos, pois eles aumentam o risco de acidentes com a rede elétrica.
  • Fogos de artifício devem ser lançados o mais longe possível da rede elétrica.

(Assessoria de Comunicação da Celpa)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias