plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Cirurgias são reagendadas por falta de sangue; ajude doando no Hemopa

Com estoque de sangue em baixa, a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) não consegue atender de maneira satisfatória a demanda transfusional da rede hospitalar da Região Metropolitana de Belém. No início da semana, o Governo do Pa

Com estoque de sangue em baixa, a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) não consegue atender de maneira satisfatória a demanda transfusional da rede hospitalar da Região Metropolitana de Belém.

No início da semana, o Governo do Pará anunciou o adiamento das cirurgias eletivas (aquelas agendadas), priorizando o atendimento de urgência e emergência em função do baixo estoque de sangue.

Desde o início do ano, o Hemopa sofre com constante redução no estoque de sangue. A situação ficou ainda mais crítica durante a greve dos caminhoneiros, chegando a 100 bolsas de sangue em estoque, quando o ideal eram 350.

“Estamos num momento complicado e cada bolsa de sangue faz toda a diferença na vida dos pacientes que precisam de transfusão”, ressalta a gerente de captação de doadores, Juciara Farias.

As cirurgias eletivas devem ser retomadas já na segunda-feira (4), segundo o Hemopa.

Ações estratégicas anuais são realizadas pelo Hemopa na tentativa de estimular a doação de sangue. É o caso da campanha da Copa, por exemplo, que vai levar atrações culturais e esportivas ao hemocentro coordenador, no período de 9 a 16 de junho.

“Com essa iniciativa queremos preparar nosso estoque para o período das férias escolares”, explicou Juciara.

Aproveite para doar!

Neste sábado (2), o hemocentro coordenador (Padre Eutíquio, 2109) e a Estação de Coleta Castanheira (acesso ao Pórtico Metrópole) funcionam até as 17h.

Para doar, basta ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal); ter mais de 50 kg; estar bem de saúde e portar documento de identificação oficial, original e com foto.

Homens podem doar com intervalo de dois meses e mulheres, a cada três meses.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias