plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Junho será um mês de calor no Pará

Nos cinco primeiros meses deste ano, apenas em janeiro foi registrado um índice pluviométrico um pouco abaixo da média histórica dos últimos 30 anos calculada para o período, que é de 385 milímetros, já que choveu 362,8 milímetros de chuva para cada metro

Nos cinco primeiros meses deste ano, apenas em janeiro foi registrado um índice pluviométrico um pouco abaixo da média histórica dos últimos 30 anos calculada para o período, que é de 385 milímetros, já que choveu 362,8 milímetros de chuva para cada metro quadrado da região. Para este mês de junho, a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet-Pará) é de redução no volume de chuvas e temperaturas mais elevadas no Estado.

Meteorologista do Inmet-Pará, Sidney Abreu explica que em fevereiro, março e abril choveu acima da média calculada para o período, devido a um resfriamento do pacífico equatorial que propiciou bastante chuva em todo o Pará.

De acordo com o levantamento do Inmet, em fevereiro choveu 671,6 milímetros (média histórica é de 435 milímetros), em março o índice foi de 506,6 milímetros (com média histórica de 447,6 milímetros) e em abril foi registrado o volume de 406,1 milímetros (com média histórica de 385,5 milímetros).

Já em junho, o volume de chuvas ficou dentro da média climatológica, que, para maio, é de 305,5 milímetros. “O que a gente teve foi um período de muita chuva do chamado ‘inverno amazônico’, de dezembro até maio. A partir do mês de junho, vamos ter um período de semiestiagem, com menos chuvas no Estado”, disse.

CALOR

Sidney ressalta que a ocorrência das chuvas intensas de janeiro a maio se deve ao posicionamento da Zona de Convergência Intertropical, o principal sistema meteorológico causador de chuvas no norte e nordeste do Brasil. A mudança de posicionamento provoca também mudanças no clima da região. “A Zona de Convergência Intertropical está começando a se posicionar ao norte da linha do Equador, ou seja, está saindo de cima da nossa região. Nossas chuvas vão apresentar características mais diferentes, com mais sol ao longo do dia e ao fim do dia, durante a tarde e a noite, podem ocorrer as pancadas de chuvas, fortes e rápidas, com raios e ventos fortes”, frisou.

Dias com menos nebulosidade, sobretudo no período da manhã, já começaram a ser percebidos desde o fim da primeira quinzena de maio, segundo o meteorologista. “Já percebemos diminuição das chuvas, já não precipita como no início mês e gradativamente o céu ficará com menos nebulosidade e ocorrerá menos chuvas”, garantiu ele, acrescentando que o índice pluviométrico calculado para junho é de apenas 185,3 milímetros.

(Pryscila Soares/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias