plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Empresário morre atropelado em frente ao Parque do Utinga; ciclistas protestam

Um acidente fatal terminou com a vida do empresário João Carlos Ferreira de Almeida, de 73 anos, que pedalava na manhã desta quinta-feira (31), nas proximidades do Parque do Utinga, em Belém. Por conta do ocorrido, na tarde de hoje, ciclistas de toda a ci

Um acidente fatal terminou com a vida do empresário João Carlos Ferreira de Almeida, de 73 anos, que pedalava na manhã desta quinta-feira (31), nas proximidades do Parque do Utinga, em Belém. Por conta do ocorrido, na tarde de hoje, ciclistas de toda a cidade fizeram um "Pedal Protesto" por mais segurança aos adeptos da bicicleta.

O acidente ocorreu por volta de 7h na avenida João Paulo II. A vítima chegou a ser encaminhada para o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), mas não resistiu e faleceu no começo da tarde.

Segundo informações da Polícia Civil, o motorista envolvido no atropelamento é Jovander de Lima Pacheco. Ele foi levado para ser autuado na Seccional de São Brás por homicídio culposo no trânsito.

Ainda segundo a PC, foram aplicados o teste de bafômetro, exames clínicos e de dosagem alcoólica no Centro de Perícias Científicas (CPC) Renato Chaves e os testes deram negativo para alcoolemia.

"Assim, cabe fiança, pois a pena pra homicídio culposo é de até quatro anos de reclusão. O delegado Romulo Souto vai arbitrar 10 salários mínimos. Caso o autuado pague, até final da tarde, vai responder o inquérito em liberdade. Caso contrário, será transferido para a Central de Triagem da Cremação para ficar recolhido na condição de preso de Justiça", informou a PC.

MEDO NAS RUAS

Em conversa com a reportagem, um dos participantes de um dos grupos de bicicletada de Belém relatou medo e insegurança para quem usa a bicicleta na cidade, seja para o lazer ou mesmo pela necessidade de ir ao trabalho ou à escola.

"Para nós que pedalamos tem sido um desafio chegar no destino de bicicleta. Não temos ciclovias suficiente, quando tem, tem carros estacionados. Ali, já era pra ter ciclovias. Fizeram obras do Utinga sabendo que ia ter bastante fluxo de ciclistas e não tem nem sinal pra atravessar", criticou o ciclista que preferiu não ter o nome divulgado.

PEDAL PROTESTO

O pedal protesto, que será realizado a partir das 17h de hoje tem concentração agendada na Praça Santuário, em Nazaré (Foto: Reprodução)

Ciclistas fizeram um protesto, no final da tarde, iniciando na Praça Santuário, em Nazaré, e terminando na avenida Joáo Paulo 2º, onde chegaram a fechar uma das vias, com apitos e bicicletas.

Segundo os organizadores "a ideia não é confrontar, chocar ou conflitar, mas sim um pedal protesto para homenagear e deixar marcado o local com algo simbólico para não deixar passar batida mais essa morte no trânsito".

Sobre as denúncias da falta de ciclovias e ciclofaixas na área externa do Parque do Utinga, a prefeitura de Belém informou que o projeto de implantação da ciclofaixa, que vai interligar o trecho que já existe da ciclovia da João Paulo II até a parte do prolongamento que está em obras pelo Governo do Estado já está no cronograma de implantação de ciclovias e ciclofaixas da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém.

A Semob disse ainda que o acidente em questão se configura como um caso de imprudência ao volante e que a superintendência acabou de encerrar a campanha de Maio Amarelo exatamente com uma ação educativa de conscientização quanto à segurança no trânsito.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias