plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Aproveite as promoções sem comprometer seu bolso

Até 80% de desconto”, “pague um e leve dois”, “queima de estoque”, “pague em até 36x sem entrada”, “taxa zero de juros”. As estratégias para atrair o interesse do consumidor podem se apresentar de várias maneiras. O oferecimento de desconto na compra de d

Até 80% de desconto”, “pague um e leve dois”, “queima de estoque”, “pague em até 36x sem entrada”, “taxa zero de juros”. As estratégias para atrair o interesse do consumidor podem se apresentar de várias maneiras. O oferecimento de desconto na compra de determinado produto ou serviço pode significar uma vantagem. Porém, é preciso muita atenção e controle para não deixar tais táticas comprometerem a saúdefinanceira da família.

A educadora financeira da DSOP, Amanda Esparano, explica que as datas comemorativas são muito importantes para os setores de venda e, por isso, acabam servindo de pano de fundo para o oferecimento de promoções. Passado o dia das mães, muitos comércios já começam a desenvolver estratégias para atrair clientes em decorrência do dia dos namorados.

Antes do consumidor ‘embarcar’ nesses anúncios, contudo, é preciso fortalecer o cultivo do consumo consciente. “No nosso dia a dia somos diariamente bombardeados e se o consumidor não utilizar a razão, corre o risco de utilizar somente a emoção. Com isso ele perde toda a parte do equilíbrio financeiro e a busca pelo consumo consciente”, explica. “A tentação e as promoções invadem a nossa vida sem pedir licença, mas não se pode esquecer que as compras têm que caber dentro do orçamento”.

Diante de tantos anúncios de promoções, Amanda lembra que até mesmo as pessoas que costumam manter um equilíbrio nas contas estão sujeitas a cair em alguma tentação. “Muitas vezes o consciente fala que não precisa, mas a pessoa não consegue dizer não”, considera. “Orientamos sempre que a pessoa mantenha um planejamento. Ela pode comprar, mas de forma planejada e pesquisada para que aquele objetivo seja alcançado de forma consciente”.

CONSCIÊNCIA

A educadora financeira considera, ainda, que é possível utilizar as promoções de forma correta. Mesmo diante de produtos em promoção, o consumidor precisa exercitar sua consciência fazendo a tradicional pergunta: ‘Eu estou precisando?’. Se a resposta for positiva e ele tiver um planejamento que permita que não se endivide, ainda não é a hora de realizar a compra. Antes, deve-se pesquisar os valores em outras lojas e se certificar de que a promoção encontrada é realmente verdadeira.

“Use a calculadora e tire a prova”, orienta Amanda. “Também verificar de que forma vai efetuar a compra. O melhor é sempre à vista. Se for comprar com o cartão, as parcelas têm que estar previstas no planejamento porque aquela compra vai se tornar uma dívida”.

(Cintia Magno/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias