plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Pré-candidato à presidência pelo Psol esteve em Belém

O debate com os povos tradicionais e com as comunidades agredidas diariamente pelos transtornos criados pela implantação do lixão de Marituba foram o foco da visita de Guilherme Boulos, ontem (18), à capital paraense. Boulos chegou pouco antes das 13h e s

O debate com os povos tradicionais e com as comunidades agredidas diariamente pelos transtornos criados pela implantação do lixão de Marituba foram o foco da visita de Guilherme Boulos, ontem (18), à capital paraense. Boulos chegou pouco antes das 13h e seguiu para o Quilombo do Abacatal, em Ananindeua, e depois voltou por Marituba.

O pré-candidato à presidência da República pelo PSOL esteve acompanhado de lideranças partidárias do diretório estadual da sigla - os vereadores Fernando Carneiro e Marinor Brito, candidatos ao Governo e à Assembleia Legislativa, respectivamente, a pré-candidata ao Senado, Úrsula Vidal, e o deputado federal e candidato à reeleição, Edmilson Rodrigues - e foi enfático, afirmando várias vezes que sua candidatura é de alternativa ao atual sistema político, que para ele não prioriza o desenvolvimento social.

“O Pará é o Estado que possui maior número de terras quilombolas do país. Essa é uma questão-chave, ouvir o que eles têm a dizer, que hoje estão extremamente preocupados com o atual modelo de desenvolvimento, que afeta suas terras e suas vidas”, justificou. Ao final da programação, já após às 17h, o psolista se dirigiu ao Hotel Sagres, onde concedeu coletiva e participou de ato político.Ele lament

ou que ainda durante a reunião com os quilombolas, após uma chuva, o odor do lixão de Marituba atingiu aos presentes no debate. “Ficou muito difícil permanecer. E olha que estávamos há mais de 3km do lixão. Imagina como é para quem mora ao lado. Aquilo é, visivelmente, um dano à população do entorno, um crime ambiental”, criticou.

COMPROMISSO

O presidenciável anunciou que uma das propostas que sua campanha deve apresentar é a construção de um novo modelo de desenvolvimento do país, e ainda que a visita à comunidade quilombola expressava tanto a ideia desse modelo e, ao mesmo tempo, o compromisso com essas populações e suas reivindicações. “Não só a demarcação de novas terras, que estão paradas há anos, em processos intermináveis, como também a assistência necessária para as comunidades já existentes”, complementou. Neste domingo (20), o DIÁRIO publica uma entrevista completa com o pré-candidato.

(Carol Menezes/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias