plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Governo proíbe Ciop de passar informações sobre ocorrências à imprensa

Há certo silêncio 'curioso' no Governo Jatene, diante dos inúmeros casos de violência que tomam conta do Estado. Não bastasse isto, agora algumas determinações visam de modo indireto calar a imprensa.  Semanas atrás, a instrução normativa nº 001/2018, pu

Há certo silêncio 'curioso' no Governo Jatene, diante dos inúmeros casos de violência que tomam conta do Estado. Não bastasse isto, agora algumas determinações visam de modo indireto calar a imprensa.

Semanas atrás, a instrução normativa nº 001/2018, publicada na edição do Boletim Geral da Polícia Militar, informava que os policiais militares do Pará estão proibidos de repassar informações diretamente à imprensa sobre assassinatos e ocorrências registradas na capital paraense e Região Metropolitana de Belém.

Segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), a medida tem como objetivo "evitar distorções e possíveis 'ruídos' que causem transtornos à Instituição, aos policiais militares e à imprensa de forma geral".

Agora, o Centro Integrado de Operações (CIOP) informou ao DOL que teve orientação de não passar nenhuma informação das ocorrências para imprensa.

Assim, o mesmo Governo que não informa de fato as ações que são desenvolvidas para coibir a violência, é o mesmo que tenta evitar que a imprensa faça seu trabalho e repasse ao leitor o conteúdo real sobre o que ocorre no Estado e em especial na capital paraense.

Para piorar, a Segup não atualiza os dados referentes a crimes desde 2013. Ou seja: a população e mesmo os jornalistas que desejam saber informações oficiais sobre estas ocorrências ficam à mercê do bom ou mau humor dos representantes dos órgãos e das determinações do Governo Jatene, como pode ser visto abaixo:

Cinco anos sem crimes? Está na hora da Segup atualizar seu site... Imagem: Reprodução. Acesse aqui.

LIBERDADE DE IMPRENSA

Ainda que atualmente alguns poderes queiram diminuí-la para atender seus interesses, a liberdade de imprensa é assegurada pela Constituição Federal, se referindo a “liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social”, como disposto no artigo 220, §1°.

Mais que isso: a liberdade é um direito fundamental dos brasileiros, destacada desde o início da Constituição de 1988. No artigo 5º isto é mais enfático, já que dispões sobre as garantias e deveres individuais e coletivos, sendo invioláveis os direitos: “à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”.

Faz parte também disto o direito à liberdade de expressão e livre pensamento, que atualmente parecem ser cerceados pelas iniciativas do Governo Jatene.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias