plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Censo imobiliário de Belém e Ananindeua será apresentado nesta quarta

O Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Pará (Sinduscon-PA) lança nesta quarta-feira (9) o censo Imobiliário de Belém e Ananindeua. A apresentação será feita à imprensa através de entrevista coletiva no prédio da Federação das Indústrias do Pa

O Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Pará (Sinduscon-PA) lança nesta quarta-feira (9) o censo Imobiliário de Belém e Ananindeua. A apresentação será feita à imprensa através de entrevista coletiva no prédio da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa) a partir das 8h30.

Segundo o Sinduscon, o objeto é mostrar um inédito e amplo estudo com o mapeamento e classificação da oferta vertical de mercado nos dois municípios.

"O Censo foi desenvolvido pela empresa paranaense Bureau de Inteligência Corporativa (Brain) com identificação, classificação, análise dos empreendimentos residenciais e comerciais, avaliações de mercado residencial nos aspectos socioeconômico e demográfico, além de estudo por tipologia, padrões e regiões", afirma o Sinduscon.

A iniciativa segue os padrões nacionais desenvolvidos no âmbito da Comissão da Indústria Imobiliária da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CII/CBIC) e com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

O evento tem correalização do Sistema Fiepa e da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Pará (Ademi-PA).

A Caixa Econômica Federal (CEF), Banco do Brasil (BB), Santander, Itaú e Bradesco, principais instituições financeiras e agentes de financiamento de crédito imobiliário no País terão representantes na apresentação do referido diagnóstico, bem como de vários órgãos governamentais e de pesquisa, entre eles a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) e o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos do Estado do Pará (Dieese-PA).

RELATÓRIOS

De acordo com o projeto institucional, a Brain passará a fazer relatórios censitários até o terceiro trimestre de 2018.

Com elaboração a cada três meses, neles estarão contidos dados específicos como a estratificação do mercado em regiões e análise de dados com empreendimentos lançados, ofertas e estoque de unidades, Valor Geral de Vendas (VGV) lançado, vendido e em estoque, tipologias por número de dormitórios, padrão e preços e a velocidade de comercialização.

Outras informações consideradas da maior relevância que cada relatório terá à disposição serão o número total de unidades, tamanho das áreas descobertas, metragem de toda a área considerada útil, quantidade de dormitórios e banheiros, detalhes sobre equipamentos sociais coletivos, quantidade de elevadores, vagas de garagem e as áreas de lazer.

O estudo servirá de base tanto para as diferentes empresas que atuam no ramo do mercado imobiliário paraense quanto para entidades de pesquisa e a própria sociedade.

"O Sinduscon-PA, como agente representativo de classe, tem a prerrogativa de buscar mecanismos facilitadores para dinamizar o setor, e um dos fatores para desenvolver instrumentos nesse sentido é o amplo conhecimento da área, da realidade que a envolve", disse o presidente sindical Alex Dias Carvalho.

"Consideramos que disseminar esse conhecimento, com credibilidade e detalhamento é um passo importante para possibilitar novos direcionamentos e atitudes. O mercado exige essa postura, e o Sinduscon-PA toma a frente em favor de novos projetos e empreendimentos", declarou.

As novas perspectivas de negócios e de desenvolvimento do mercado imobiliário no Estado serão explanadas pelo Sinduscon-PA e corpo técnico que fará a exposição da pesquisa em questão.

(Com informações do Sinduscon)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias