plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Hipertensão se combate com exercícios físicos e boa alimentação

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, no Brasil, aproximadamente 30% da população com mais de 40 anos pode ter a pressão arterial elevada. O dado serve de alerta, sobretudo neste Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, reali

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, no Brasil, aproximadamente 30% da população com mais de 40 anos pode ter a pressão arterial elevada. O dado serve de alerta, sobretudo neste Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, realizado hoje. “Adotar novos hábitos, como ter uma alimentação saudável e diminuir a ingestão de sal e gordura, é muito importante”, aconselha o cardiologista Maurício Landim. “Também é recomendável manter o peso ideal para a altura e praticar atividade física regularmente. Hábitos danosos como fumar e ingerir bebida alcoólica são agravantes”.

Aos 45 anos, a dona de casa Fabíola Passos ficou assustada após saber que tem hipertensão arterial. “Sempre fui sedentária. Mas, aos 15 anos, pesava 45 kg, em média. Então, não me preocupava com sobrepeso. Para piorar, sempre tive uma alimentação desregrada”, conta. Motivada pelo marido, Aluísio Passos, 47, Fabíola passou a fazer exercícios e a melhorar a alimentação do casal. “Passei a fazer uma reeducação alimentar e há uma semana estou caminhando e estamos fazendo exercícios juntos”, diz.

A hipertensão também é um fator de risco para problemas no coração, cerebrais e renais. “Então, a grande preocupação não é apenas saber que é hipertenso, é fundamental manter o controle da pressão”, explica Maurício Landim.

A prevenção da enfermidade é baseada na mudança do estilo de vida, conforme explica a médica clínica e nutróloga da Hapvida Natasha Vilanova. “Muitos dos pacientes no consultório ainda desconhecem a relação da atividade física para a prevenção da doença”, explica. “Muitas vezes, as pessoas vinculam à pressão alta mais os fatores alimentares, como por exemplo o consumo exagerado de sal. O mais indicado, portanto, é associar a prática de exercícios físicos a hábitos alimentares saudáveis”, orienta a nutróloga.

(Wal Sarges/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias