plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

350 mil devem se vacinar contra a gripe em Belém

Começou ontem (23) a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, também conhecida como Influenza. São quase 1,9 milhão de doses que serão distribuídas até o dia 1º junho em todo o Estado. Na capital paraense, estão funcionando mais de 50 salas de v

Começou ontem (23) a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, também conhecida como Influenza. São quase 1,9 milhão de doses que serão distribuídas até o dia 1º junho em todo o Estado. Na capital paraense, estão funcionando mais de 50 salas de vacinação em todas as 29 Unidades Municipais de Saúde, no horário das 8h às 17h.

De acordo com Leila Flores, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (DEVS) da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), apenas no município, a população a ser vacinada soma 350 mil pessoas, dos quais é esperada pela secretaria a imunização de, pelo menos, 80%.

“Para se vacinar, é muito importante que a população leve sua carteira de vacinação e as pessoas com doenças crônicas apresentem o laudo médico referente a sua condição”, orienta Flores. A vacina protege contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B e deve ser renovada anualmente, portanto, quem já tomou a vacina em 2017 deve retornar para uma nova dose.
IDOSOS

Apesar da greve de ônibus, o primeiro dia de vacinação ocorreu normalmente na UMS de Fátima, principalmente entre os idosos que, segundo a Sesma, é o grupo prioritário que mais adere às campanhas de vacinação.

O agente de serviços gerais, Antônio Pedreira, 64, por exemplo, toma a vacina todos os anos e nunca perde o calendário. “É muito importante se prevenir. Eu faço de tudo para manter a min ha saúde em dia, principalmente pela idade”, relata. A dona de casa Ediane Morais, 32, também não tardou em levar seu pequeno filho de 2 anos para se vacinar. Ela já tinha vindo antes, se informar sobre a campanha e retornou assim que começou. “Eu me preocupo muito. A gente não pode deixar faltar nenhuma vacina, ainda mais nesse tempo de chuva.

A campanha vai até o dia 1º de junho e vai contar ainda com uma ação especial no dia 12 de maio, o Dia D, quando mais postos de vacinação serão disponibilizados à população. De acordo com a diretora do DEVS da Sesma, serão mais de 300 postos na capital, entre postos volantes e fluviais.

QUEM DEVE SE VACINAR

Devem tomar a vacina as crianças entre 6 meses e 5 anos de idade; crianças entre 5 e 9 com doenças crônicas; gestantes e as mães de recém-nascidos de até 45 dias; idosos com mais de 60 anos, professores e profissionais da saúde das redes públicas e privadas, indígenas aldeados; jovens entre 12 e 22 que cumprem medidas socioeducativas; agentes prisionais; pessoas privadas de liberdade e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis.

(Arthur Medeiros/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias