plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Você sabia que o seu bichinho de estimação deve hidratar a pelagem?

Muitas pessoas não sabem, mas uma boa hidratação em pets, como cães e gatos, é um processo que deve ser levado em conta, pois isso garante, além de um nítido embelezamento, a prevenção de infecções, micoses, perda de pelo e outros transtornos.Assim como o

Muitas pessoas não sabem, mas uma boa hidratação em pets, como cães e gatos, é um processo que deve ser levado em conta, pois isso garante, além de um nítido embelezamento, a prevenção de infecções, micoses, perda de pelo e outros transtornos.Assim como os cabelos dos seres humanos, a pelagem dos animais também podem sofrer com a perda de queratina e de alguns aminoácidos. Com isso, a pelagem dos bichinhos fica quebradiça, áspera e desprovida de brilho. Nesse caso, a hidratação da pelagem corresponde a uma medida sadia, essencial para o bem-estar dos animais de estimação.

Outro ponto positivo da hidratação para é que ela possui a capacidade para reduzir a sensação de calor durante os dias quentes, muito comuns no período do verão. Vale lembrar que algumas raças de cães e gatos são oriundas de regiões de clima mais frio e sofrem com o intenso calor de Belém.

O DOL conversou com a médica veterinária Michelly Vasconcelos para esclarecer a relação entre hidratação da pelagem dos pets e saúde. “Diferente dos seres humanos, os animais não possuem a capacidade de transpirar com o intuito de manter o equilíbrio da temperatura corporal. Eles eliminam muita água do organismo pelo próprio ato da respiração, por isso, principalmente os cães, ficam mais ofegantes. Sendo assim, quando o clima está muito quente, eles ficam boa parte do tempo mantendo um acelerado ritmo de respiração. Diante dessa tentativa de amenizar o calor, eles perdem muita água. Daí a importância da hidratação constante”, ressalta.

A veterinária explica ainda que animais de pelagem muito rasa e fina, por exemplo, podem contrair até mesmo câncer de pele diante da excessiva exposição solar. A hidratação dos pelos funciona como uma camada protetora contra os raios solares, e assim tornando-se uma medida preventiva contra câncer de pele, Por este motivo indica-se a hidratação da pelagem dos pets pelo menos uma vez ao mês.

O mercado de embelezamento pet oferece uma diversidade de produtos. Um dos métodos de hidratação para cães e gatos é a “Máscara de Argan”, substância proveniente de uma árvore do Marrocos, traz alguns benefícios como a redução das quedas, mais luminosidade e também brilho para a pelagem.

Outro método para hidratação de cães e gatos são os que utilizam chocolate, isso porque o cacau apresenta propriedades com alto poder de hidratação, deixando a pelagem mais bonita e saudável.

Uma das preocupações dos tutores de pets é o tempo que o animal vai passar fazendo o procedimento, mas você pode ficar despreocupados! A médica veterinária esclarece que a hidratação da pelagem dura cerca de 90 segundos e não apresenta desconforto para o animal.

Portanto, na hora de pensar no bem-estar e conforto dos animais de estimação, é importante incluir a hidratação como um dos métodos de higiene.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias