plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Palestra abordará os perigos de alergias e imunodeficiências

Mais comum em áreas urbanas, onde atinge cerca de 20% da população dessas áreas, o eczema atópico também conhecido como dermatite atópica, é uma doença alérgica de origem genética, não contagiosa, se manifestando na forma de lesões inflamadas crônicas, na

Mais comum em áreas urbanas, onde atinge cerca de 20% da população dessas áreas, o eczema atópico também conhecido como dermatite atópica, é uma doença alérgica de origem genética, não contagiosa, se manifestando na forma de lesões inflamadas crônicas, na qual o paciente apresenta pele muito sensível e reações à diversos fatores tais como: alimentos, poeira, ácaros e irritantes ambientais (perfumes e cosméticos).

Ela se apresenta nos primeiros anos de vida, porém o índice de casos vem aumentando nos últimos anos. Com pele seca e muita coceira, as pessoas com essa doença apresentam diversos ferimentos e infecções secundárias, muitas vezes necessitando de tratamento com antibióticos.

Pensando nisso, a Organização Mundial de Alergias (WAO – World Allergy Organization) realiza em diversos países a Semana Mundial de Alergias, que acontece entre os dias 22 e 29 de abril, onde além do Eczema Atópico, serão também abordadas as imunodeficiências primárias, condição que afeta as defesas do corpo humano contra bactérias, fungos, vírus, e que tem um diagnóstico longo e delicado. Segundo a Sociedade Latino Americana de Imunodeficiências, a doença afeta uma em cada duas mil pessoas.

Em Belém, uma das cidades selecionadas para acolher o evento, a Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia Seção Pará – ASBAI/PA, promove no dia 25 de abril, às 19h no auditório do Hospital da Aeronáutica, uma aula/palestra sobre os temas, voltada para o público em geral, estudantes, profissionais da área e até mesmo pacientes com estes problemas ou pessoas que conheçam ou tenham na família alguém com estas condições. O evento é gratuito e, para participar, basta comparecer no local.

Segundo a alergista e presidente regional da ASBAI Pará, Carmen Lara Costa, estas duas condições comprometem a qualidade de vida das pessoas e algumas podem ser tão graves que evoluem para óbito, como o choque anafilático.

“As alergias têm componente hereditário, os filhos herdam dos pais, tais características. Muitos pacientes não tem sono adequado, com fadiga excessiva, mal rendimento escolar e profissional, irritabilidade, dificuldades no convívio familiar e entre amigos levando a isolamento social e alterações emocionais. E com relação às imunodeficiências, quando a defesa do organismo está alterada, ocorre o aumento de doenças infecciosas ou por agentes que não são tão frequentes na maioria das pessoas. Podem ocorrer infecções graves, autoimunes (quando o nosso organismo agride as próprias células) ou até mesmo câncer”, afirma a Dra. Carmen Costa.

(Com informações da ASBAI/PA)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias