Notícias / Pará

DENÚNCIA

Alunos acusam Unopar de ilegalidade em curso

Terça-Feira, 17/04/2018, 08:25:35 - Atualizado em 17/04/2018, 08:25:35 Ver comentário(s)

EDIÇÃO ELETRÔNICA

Alunos acusam Unopar de ilegalidade em curso (Foto: Wagner Santana/Diário do Pará)
Mudança de Estética e Imagem Pessoal para Embelezamento e Imagem Pessoal revoltou os estudantes. (Foto: Wagner Santana/Diário do Pará)

Os alunos do curso de “Estética e Imagem Pessoal”, da Universidade Norte do Paraná (Unopar), Polo Belém, denunciam que estão sofrendo um calote da instituição. A turma está no quinto semestre com os estudos previstos para serem concluídos no próximo mês de junho. Mas somente agora descobriram que desde o segundo semestre estão estudando um curso diferente do qual se matricularam.

Segundo eles, a coordenação da Unopar mudou a nomenclatura para “Embelezamento e Imagem Pessoal” sem fazer qualquer comunicado à turma. A grade curricular foi mantida, mas na prática, a mudança restringe o mercado de atuação deste profissional, que mesmo depois de formado, não poderá exercer a função de esteticista. “Queremos ser formados em estética, e não em embelezamento”, diz a aluna Eliana Silva. 

Insatisfeitos, muitos alunos desistiram do curso. Dos 45 matriculados, apenas 20 continuam estudando. Com a mudança, a carga horária mínima de duas mil horas exigida pelo Ministério da Educação foi reduzida pela Instituição para 1.750 horas.

Os alunos procuraram a coordenação da Unopar, mas nunca obtiveram uma resposta. A turma entrou na Justiça para exigir da instituição a mudança na nomenclatura do curso e a oferta de mais um semestre para completar a carga horária. “Nos sentimos lesados com essa postura da universidade, que em nenhum momento nos comunicou nada dessa alteração”, reclama a aluna Iolanda Bezerra.

A reportagem tentou falar com a coordenadora da Unopar, mas, por intermédio de um funcionário, foi informada de que ela estava em reunião e não poderia comentar o assunto.

(Leidemar Oliveira/Diário do Pará)





Comentários

Destaques no DOL