Notícias / Pará

DIA MUNDIAL

Pará tem a 5ª maior populaçãode hemofílicos

Terça-Feira, 17/04/2018, 08:09:58 - Atualizado em 17/04/2018, 08:09:58 Ver comentário(s)

EDIÇÃO ELETRÔNICA

Pará tem a 5ª maior populaçãode hemofílicos (Foto: Agência Pará)
(Foto: Agência Pará)

Para disseminar o conhecimento acerca da hemofilia, a Associação Paraense dos Portadores de Hemofilia e Outras Coagulopatias Hereditárias (ASPAHC), em parceria com o Hemopa, vai realizar o 1º Fórum de Política de Saúde às Pessoas com Hemofilia e outras Coagulopatias Hereditárias. A programação será hoje, quando é celebrado o Dia Mundial da Hemofilia, e se estende até amanhã.

A presidente da associação, Christianne Costa, ressalta que “a ação objetiva ampliar a conscientização para a implantação efetiva dos Programas de Tratamento de Coagulopatias do Ministério da Saúde, de forma a simplificar os procedimentos de cuidados inicias na atenção ao paciente no SUS, que leva ao diagnóstico precoce”.

Segundo o Ministério da Saúde, existem cerca de 12 mil hemofílicos no Brasil. O Pará é o quinto estado brasileiro com maior número de pacientes com esse distúrbio hemorrágico. São mais de 500, sendo cerca de 420 do tipo A e quase 100 do B.

Segundo a coordenadora de Atendimento Ambulatorial da Fundação Hemopa, a hematologista Saide Sarmento Trindade, a hemofilia é um distúrbio ou desordem genética e hereditária da coagulação do sangue.

(Diário do Pará)





Comentários

Destaques no DOL