plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Jader pede apoio para projeto sustentável

A fim de apoiar projetos de conservação e uso sustentável da Amazônia Legal, com foco em atividades produtivas sustentáveis que possam beneficiar um maior número de comunidades que vivem na região, o senador Jader Barbalho (MDB-PA) solicitou ao novo presi

A fim de apoiar projetos de conservação e uso sustentável da Amazônia Legal, com foco em atividades produtivas sustentáveis que possam beneficiar um maior número de comunidades que vivem na região, o senador Jader Barbalho (MDB-PA) solicitou ao novo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Dyogo Oliveira, especial atenção à proposta da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa do Pará (Fapesp), que foi inscrita na Chamada Pública de Projetos do Fundo Amazônia.

Dyogo Oliveira, que foi ministro do Planejamento até a semana passada, esteve no Pará em algumas ocasiões acompanhando o então ministro da Integração, Helder Barbalho, e demonstrou especial interesse pelo Estado, sobretudo pelas necessidades enfrentadas pela população local. “O novo presidente do Banco de Desenvolvimento se mostrou de fato sensível às carências e demandas do povo paraense. Entendo que, quanto mais pudermos buscar apoio para beneficiar os grupos sociais em situação de vulnerabilidade em nosso Estado, mais estaremos contribuindo para combater as enormes desigualdades que tanto afetam o desenvolvimento pleno do Pará”, frisou o senador.

Jader lembrou que o foco dos projetos financiados pelo Fundo Amazônia devem ser, prioritariamente, os povos e comunidades tradicionais, povos indígenas, quilombolas, assentados da reforma agrária, pescadores artesanais, aquicultores familiares e agricultores familiares localizados nas regiões mais distantes dos grandes centros urbanos e mais próximas das áreas de preservação.

As atividades produtivas de caráter comunitário e com uso sustentável de recursos naturais da sociobiodiversidade da Amazônia (açaí, castanha, cacau, pirarucu, fibras, etc.) geram renda e desenvolvimento econômico-social para essas populações. Mas, além disso, estimulam essas comunidades a aderirem de forma natural à manutenção e valorização da floresta em pé, porque a natureza passa a ser a fonte dos recursos que garantem seu sustento e seu crescimento econômico.

O senador enviou um ofício ao presidente do BNDES (Foto: Divulgação)

PRESERVAÇÃO

O Fundo Amazônia é gerido pelo BNDES em cooperação com o Ministério do Meio Ambiente e apoia iniciativas para reforçar as ações de preservação da floresta. Os projetos desta nova chamada pública – de nº 01/2017, consolidação e fortalecimento de cadeias de valor sustentáveis e inclusivas – deverão ter como objeto o fortalecimento da atividade econômica de comunidades que atuem como guardiãs da floresta. Elas têm um papel fundamental na defesa da Amazônia, atuando de forma complementar às ações tradicionais de combate ao desmatamento por parte de União, Estados e municípios.

(Luiza Mello De Brasília)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias