Notícias / Pará

PREOCUPAÇÃO

Hemopa está com estoque de sangue baixo

Segunda-Feira, 09/04/2018, 09:24:10 - Atualizado em 09/04/2018, 09:24:10 Ver comentário(s)

EDIÇÃO ELETRÔNICA

Hemopa está com estoque de sangue baixo (Foto: Alberto Bitar/Diário do Pará)
Número de doares tem caído. Apenas cerca de 120 bolsas de sangue estão sendo coletadas por dia, mas seria preciso pelo menos 300 FOTO: ALBER (Foto: Alberto Bitar/Diário do Pará)

A média de doadores de sangue que têm comparecido na Fundação Hemopa é apenas 1/3 da média necessária para garantir o estoque. A situação é crítica, segundo a equipe do hemocentro paraense. O problema é preocupante e tem levado o Hemopa a pedir que homens e mulheres com idades entre 16 e 69 anos e que pesam mais de 50 quilos compareçam a uma das unidades de coleta e doação de sangue. 

Atualmente, a média de bolsas coletadas é de 120, mas a instituição precisa de pelo menos 300 bolsas por dia para garantir o abastecimento de sangue em mais de 200 hospitais no Estado. “O nosso apelo é para as pessoas que estão bem de saúde comparecerem a uma de nossas unidades de coleta para doar sangue”, destacou a gerente de captação de doadores do Hemopa, Jaciara Farias.

Ela ressaltou que, nessa época de chuvas, é comum o fluxo de doadores diminuírem. Porém, esta redução chegou a um nível preocupante para a equipe do hemocentro. “Não estamos alcançado sequer 50% do ideal”, frisou Jaciara. “Todos os dias atendemos pacientes que dependem de bolsa de sangue para melhorar a saúde”, completou.

ONDE DOAR SANGUE EM BELÉM?

Hemopa: travessa Padre Eutíquio, 2109

Estação de coleta Castanheira, no Pórtico Metrópole

HORÁRIOS

Segunda a sexta: 7h30às 18h

Sábado: 7h30 às 17h

(Diário do Pará)





Comentários

Destaques no DOL