plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
_

Oficina ensina primeiros passos de jardinagem para crianças

Entender a importância do verde, cuidar de um ser vivo e aprender a respeitar o meio ambiente são alguns aprendizados que as crianças podem adquirir na primeira “Oficina de Jardinagem” voltada especificamente para os pequenos, que o Espaço Bangalô, na Cid

Entender a importância do verde, cuidar de um ser vivo e aprender a respeitar o meio ambiente são alguns aprendizados que as crianças podem adquirir na primeira “Oficina de Jardinagem” voltada especificamente para os pequenos, que o Espaço Bangalô, na Cidade Velha, promove neste domingo, 8, das 10h às 12h.

Como? Colocando a mão na massa: plantando uma semente, mudando uma planta de vaso, fazendo a adubação, regando e aprendendo um pouco da linguagem das plantas. “(As crianças) Vão aprender a adubação, a regar, qual a quantidade de luz que a planta precisa e a entender a linguagem das plantas. Elas não falam, mas dão sinais. Tudo isso, de uma forma lúdica, para entenderem de uma forma criativa todo esse processo”, explica o engenheiro agrônomo Rômulo Almeida, responsável pela oficina.

Segundo ele, essa dinâmica será toda voltada para que a criança possa entender a importância do verde e ter desde cedo a responsabilidade em cuidar de uma vida. Dessa forma, aprenda a importância de cuidar dos outros e de si mesma.
O Espaço Bangalô já oferece oficinas voltadas para os adultos, e percebeu que é uma preocupação dos pais que participam das programações terem plantas em casa, assim como que as crianças façam parte desse cuidado, construindo um ambiente mais vivo e orgânico. Daí a ideia da oficina específica para as crianças.

E outro benefício que a jardinagem pode trazer para os pequenos de uma geração superconectada é tirá-los um pouco da frente da televisão, jogos eletrônicos e dos vídeos.
A professora Crissia Teixeira, percebendo o interesse do filho Diego, de 10 anos, por atividades que envolvem a natureza, o colocou na oficina. “É importante aprender esse cuidado com a natureza, preservar e dar outras propostas de atividades, para que a criança possa perceber que mesmo vivendo nesse meio tecnológico, existem outras coisas a fazer”, lembra a professora.

Benefícios da jardinagem

- Cuidar das plantas é cuidar do outro e de si mesmo
As crianças aprendem a cuidar e fazem essa associação para cuidar de si mesmas e do próximo.

- Responsabilidade desde cedo
Estimula a responsabilidade, pois a criança estará cuidando do outro, que é a planta. Ajuda também a fixar valores como trabalho em equipe, colaboração e paciência.

- Verde em família
Proporciona um maior contato com o verde e uma união familiar, porque cuidar da planta pode envolver os membros da família numa manhã alegre. Ou seja, um momento diferente com a família.

- Aprendendo a comer
Pode estimular uma alimentação mais saudável, pois quando se trabalha com plantas, é possível incluir as comestíveis, como as hortaliças. Mantendo o contato com o meio ambiente desde cedo, e práticas como o plantio e o cultivo de plantas e hortaliças, as crianças também aprendem de onde vêm os alimentos e podem ser estimuladas a manter uma alimentação mais saudável, e criar o interesse pela utilização dessas verduras em sua própria alimentação.

Leve os pequenos
Oficina “Jardinagem para Crianças”

Quando: Domingo, 8, das 10h às 12h.

Onde: Espaço Bangalô (Rua Dr. Malcher, 389, entre Gurupá e Capitão Pedro Albuquerque - Cidade Velha)

Quanto: R$ 60

Informações: (91) 99125-4101/98213-5089

(Aline Rodrigues/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias