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Ponte da Alça Viária estaria com a estrutura danificada

Um vídeo que circula desde a quarta-feira (3) nas redes sociais mostra a situação precária dos pilares da ponte sobre o rio Moju, no quilômetro 47 da Alça Viária. A gravação, feita por baixo da ponte, mostra as colunas danificadas, o que causou preocupaçã

Um vídeo que circula desde a quarta-feira (3) nas redes sociais mostra a situação precária dos pilares da ponte sobre o rio Moju, no quilômetro 47 da Alça Viária. A gravação, feita por baixo da ponte, mostra as colunas danificadas, o que causou preocupação de quem via.

O flagrante gerou uma nota da Secretaria de Estado de Transportes (Setran), que informou que técnicos especialistas em Projetos e Construção de Obras de Arte Especiais foram enviados até o complexo das três pontes localizada na rodovia PA-150 (Alça Viária).

“Na Ponte Moju – Alça, sobre o Rio Moju (a terceira, saindo de Belém), foram constatadas avarias em duas das doze estacas de um dos blocos que fazem parte das fundações da ponte”, informou. A secretaria informou ainda que as causas não foram identificadas, mas foi aberta investigação para apurar o caso, “uma vez que foram identificados indícios de possível colisão de embarcação na passagem do vão de navegação”.

A Setran reiterou que não há riscos imediatos à segurança do tráfego sobre a ponte. “No entanto, todas as medidas já estão sendo tomadas para a recuperação e reforço, no menor prazo possível, das estacas avariadas”. As demais pontes que compõem a Alça Viária, sobre os rios Guamá e Acará, teriam sido inspecionadas e mantêm a integridade de sua infraestrutura.

A ponte é a mesma que, no dia 23 de março de 2014, foi danificada pelo choque de uma balsa carregada com 900 toneladas de óleo de palma. Quando foi construída, no segundo mandato de Almir Gabriel (PSDB), a obra custou R$ 26 milhões. As passagens e pilastras destruídas tiveram de ser retiradas.

Por causa disso, para os municípios além da ponte, como Moju, ficou sendo feito o transporte por balsas, o que gerou reclamações de moradores. A previsão da obra de reconstrução era de 6 meses, mas a passagem só foi liberada no dia 19 de dezembro de 2015, depois de muitos protestos durante esse tempo.

(Diário do Pará)

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