plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Abril começa com Belém tomada pelo lixo

Belém, ao que parece, está abandonada. Nos últimos dias, não é difícil notar em inúmeras ruas e avenidas da capital paraense grande quantidade de lixo acumulada nas vias. Deixado pelos moradores de áreas próximas e não recolhido pela prefeitura, os detri

Belém, ao que parece, está abandonada. Nos últimos dias, não é difícil notar em inúmeras ruas e avenidas da capital paraense grande quantidade de lixo acumulada nas vias.

Deixado pelos moradores de áreas próximas e não recolhido pela prefeitura, os detritos se acumulam e causam diversos riscos e transtornos, principalmnente nesta época em que as chuvas são constantes.

Lixo na avenida Arthur Bernardes, bairro da Pratinha. Foto: Enderson Oliveira/ DOL

Com aumento do índice pluviométrico e mais lixo nas vias, diversas áreas ficam alagadas e nenhum plano para tentar encerrar o problema é feito pela gestão de Zenaldo Coutinho.

Os resíduos não tornam somente a paisagem mais suja e feia, como também atrapalham o tráfego de pessoas e veículos e atraem animais e insetos que podem transmitir doenças.

A travessa Enéas Pinheiro amanheceu tomada por detritos nesta terça-feira (03). Foto: Enderson Oliveira/ DOL

Condutores, sejam de carros particulares, coletivos, motos ou bicicletas reclamam de prejuízos ao passar pelas áreas "sujas" e dos riscos de colisão ou outros acidentes devido aos desvios que são necessários.

Para deixar o quadro mais grave por pedestres, em especial crianças e idosos, também devem ter cuidado redobrado, já que o lixo toma conta de calçadas e os obriga a caminharem pela via.

Urubus tomam conta da paisagem de um trecho na Arthur Bernardes, bairro do Tapanã. Foto: Enderson Oliveira/ DOL

No Conjunto Recanto Verde, no bairro Maracacuera, distrito de Icoaraci, a situação não é diferente. Moradores dizem que há uma semana a coleta de lixo não é realizada no local, e que o problema já é recorrente: enquanto antigamente o caminhão passava no residencial três vezes por semana, agora passa apenas uma vez.

No Conjunto Recanto Verde, lixo também é encontrado jogado na rua. (Foto: via WhatsApp)

Para piorar a situação, os moradores ainda enfrentam outros problemas, como a precariedade das vias, sem asfalto. A falta de água também é uma questão complicada. Eles dizem que chegaram a passar 12 dias sem abastecimento após problemas em uma bomba da região.

Além do lixo, falta de asfalto e alagamentos são reclamações em Icoaraci. (Foto: via WhatsApp)

Prefeitura responde

Em nota, a Prefeitura de Belém informou que a coleta do lixo domiciliar na cidade foi prejudicada em virtude de falhas operacionais no aterro sanitário de Marituba, operado pela empresa Revita.

Na madrugada desta terça-feira, 03, duas máquinas que espalham e fazem a compactação do lixo pararam por problemas mecânicos, atrasando todos os roteiros de coleta programada. Durante a manhã, os equipamentos foram substituídos e os caminhões coletores puderam efetuar o descarte e retornar para o executar a coleta.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias