plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Amanhã é dia de a população fazer a malhação do Judas!

Está tudo preparado para a tradicional malhação de Judas, que ocorrerá amanhã (31), sábado de aleluia, nos bairros da Cremação, Jurunas, Guamá, Pedreira e Marco, em Belém. No bairro da Cremação, o evento já ocorre há 68 anos e é um dos mais antigos realiz

Está tudo preparado para a tradicional malhação de Judas, que ocorrerá amanhã (31), sábado de aleluia, nos bairros da Cremação, Jurunas, Guamá, Pedreira e Marco, em Belém. No bairro da Cremação, o evento já ocorre há 68 anos e é um dos mais antigos realizados no Estado do Pará.

Foram montados para a malhação na Cremação quatro carros alegóricos que levarão para o meio da rua os bonecos que representam o traidor de Jesus e também de personagens do cenário político brasileiro. O idealizador do evento, Francisco Raimundo Neto, 77 anos - mais conhecido como Quincas -, conta que os bonecos vestidos de políticos expressam uma crítica ao cenário de corrupção brasileira. Quincas lembra como começou a tradição. Numa sexta-feira santa, quando estava de folga do serviço militar, criou o boneco com amigos e iniciou a malhação.

O evento cresceu e se transformou em uma grande programação. “Agora a gente faz diversas brincadeiras para as crianças da comunidade e tem muita disputa entre os bairros”, adianta Quincas. O ex-militar diz ainda que serão montadas barracas desde a avenida Fernando Guilhon até a Generalíssimo Deodoro e tudo acaba sendo um arraial de Judas, que inicia às 10h.

JABATITEUA

A tradição da “Malhação do Judas da Jabatiteua”, que começou há 58 anos, passa de geração para geração. Foi assim com o aposentado Mariano de Paula Ramos, 77, que, quando ainda era um garoto, se reunia com os amigos para “malhar o Judas” na rua Jabatiteua, bairro do Marco, em Belém. No decorrer dos anos, a família toda passou a se reunir para organizar e celebrar o tradicional dia festivo, que inicia às 18h de hoje.

Cerca de 700 pessoas são esperadas para prestigiar o evento. “Este ano a gente vai caracterizar os bonecos de políticos. É uma forma de cobrar mais segurança para o nosso País, para o Estado e nossa cidade”, explica Mariano, sobre o tema do evento. À frente da organização, o filho de Mariano, o autônomo Marco Ramos, 45, conta que os preparativos da festa iniciaram há dois meses. Ele e mais dois irmãos usam o tempo livre para deixar tudo pronto para o dia do evento.

(Wal Sarges e Pryscila Soares/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias