plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Missa da Ceia do Senhor e o Lava-Pés emocionam os fiéis de Belém

A Igreja da Sé, no bairro da Cidade Velha, em Belém, ficou lotada na noite de ontem (29) para a missa da Ceia do Senhor, que marca a instituição do Sacerdócio e a Eucaristia, o Lava-Pés e o traslado do Santo Sacramento. Para os fiéis católicos, este é um

A Igreja da Sé, no bairro da Cidade Velha, em Belém, ficou lotada na noite de ontem (29) para a missa da Ceia do Senhor, que marca a instituição do Sacerdócio e a Eucaristia, o Lava-Pés e o traslado do Santo Sacramento. Para os fiéis católicos, este é um dos momentos mais simbólicos da Semana Santa e representa o momento em que Jesus lavou os pés dos 13 apóstolos, na Última Ceia.

Durante a missa, presidida pelo cônego Roberto Emílio Cavalli Júnior, foi lembrado o significado desta ação. “É o mandato de Jesus, para servirmos, nos colocarmos a serviço dos que mais precisam. É um gesto e um convite para que cada um lave os pés do outro”, explicou o cônego. Para a fonoaudióloga Luciana Paixão, 26, este dia tem um significado diferente desde que ela tem 15 anos, quando passou a frequentar o grupo católico Associação Adoremos o Senhor (Acas). “Para nós, não é feriado para passear, viajar, e sim para celebrar a ressurreição de Cristo. Quando Jesus lavou os pés de seusdiscípulos, ele nos diz para sermos humildes. É a celebração do amor verdadeiro”, disse.

O funcionário público Anderson Lima, 42, aproveita a Semana Santa como um momento de reflexão. “Para nós, católicos, é um momento muito importante do ano e de ver o quanto Cristo nos amou. Ele morreu por nós. Aqui vemos a mensagem de um mestre para nos colocarmos no lugar do outro”, disse.

PROGRAMAÇÃO DASEMANA SANTA

A Arquidiocese de Belém continua a programação da Semana Santa hoje, às 7h, com a Procissão do Senhor dos Passos, com saída da Basílica até a Igreja das Mercês.

8h: Procissão de Nossa Senhora das Dores, com saída da imagem de Nossa Senhora das Dores da Igreja de São João Batista até a Igreja das Mercês.
10h: Sermão do Encontro, na Igreja das Mercês.
12h; Sermão das Sete Palavras no Colégio Santo Antônio.
17h: Ação litúrgica da Paixão do Senhor.
18h30: Sermão da Descida de Cristo da Cruz, na Catedral Metropolitana.
19h: Procissão do Senhor Morto, pelas ruas da Cidade Velha.

(Dominik Giusti/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias