plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
MAURO BONNA

Veja os destaques da coluna de Mauro Bonna

Fonte energética do caroço de açaí  Em sua fábrica de cimento, no município de Primavera, a Votorantim vai usar o caroço de açaí como fonte de energia, substituindo o coque de petróleo, não renovável. Cerca de 50% do resíduo sólido produzido em Belém é c

Fonte energética do caroço de açaí

Em sua fábrica de cimento, no município de Primavera, a Votorantim vai usar o caroço de açaí como fonte de energia, substituindo o coque de petróleo, não renovável. Cerca de 50% do resíduo sólido produzido em Belém é caroço de açaí (130 mil toneladas/ano). A solução de reaproveitamento do caroço na Votorantim - que começará com um pequeno fornecedor de Igarapé-Miri, - pode também diminuir um problema na capital. O empresário Nazareno Alves, dono do Point do Açaí, está com tudo pronto no Distrito Industrial de Icoaraci, para fornecer 10 toneladas por hora da biomassa, nova fonte energética. A Natura e a Suzano também querem entrar na onda.

TCE Cidadão ultrapassa fronteiras

Tornaram-se cada vez mais evidentes os avanços do Projeto TCE Cidadão, proposto por Nelson Chaves, em 2011. Inicialmente apresentado em escolas públicas de Belém, a ideia já atinge o ensino privado, tem versão voltada para universitários, foi levada a mais de 30 municípios, até mesmo reservas indígenas. Os mais de 11 mil alunos alcançados provam que uma boa ideia ultrapassa fronteiras. O TCE Cidadão recebeu três prêmios, sendo um em congresso internacional e dois fora do estado. A ação também tem inspirado outros tribunais a implantar projetos análogos.

Mercado de Notícias na UFPA

Nesta quarta, às 15h30, será exibido, gratuitamente, no Centro de Eventos Benedito Nunes, na UFPA, "O Mercado de Notícias" (2014), um dos 100 melhores documentários brasileiros de todos os tempos, de acordo com a Abraccine. A exibição será seguida de bate-papo com os professores da UFPA, Regina Alves, Jorane Castro e Marco Antônio Moreira.

Culinária imersiva Amazônica

O Instituto Paulo Martins acaba de lançar o curso Cuia - Culinária Imersiva Amazônica, uma iniciativa educacional inédita, que traz teoria, cultura, prática culinária e vivência em comunidades, numa experiência que irá revolucionar a forma como cozinheiros e curiosos, daqui e de todo o Brasil se relacionam com a gastronomia amazônica, a partir do Pará. O curso conta com a participação de chefs e produtores locais.

"Rios de Cidadania" em abril

O Tribunal de Justiça do Pará está pronto para participar do "Rios de Cidadania", em conjunto com a Justiça Federal e outros órgãos. De iniciativa da Marinha, no período de 8 a 18 de abril o projeto levará atendimento médico, odontológico, cursos profissionalizantes e atendimento jurídico das justiças Federal e Estadual a famílias do arquipélago do Marajó, uma das regiões com o menor Índice de Desenvolvimento Humando (IDH) do Brasil.

Festividade da Trindade


A Festividade da Trindade, que acontecerá de 20 a 27 de maio, na praça ao lado da igreja, tendo à frente o pároco cônego José Gonçalo Vieira, reunirá liturgia, cultura e gastronomia. Na programação litúrgica deste ano, a imagem da SS. Trindade fará peregrinação até à Basílica. E no dia 26 de maio, haverá a Procissão Luminosa, nas ruas da Campina.

Parque

A ponte sobre o canal da Doca, dando continuidade a Pedro Álvares Cabral, e a galeria subterrânea para evitar alagamentos, serão as duas mais caras e demoradas obras dessa primeira etapa do Projeto Belém Porto Futuro.


Hotel
Os investidores do complexo hoteleiro Hangar comemoram a volta dos rendimentos, pagos na semana passada, conforme deliberação judicial que afastou a BHG, e instituiu a nova administração pela Stada Hotels, braço hoteleiro do MB Capital.

Remédio

A Brasil Pharma devolveu 15 dos 77 pontos de vendas, propriedade do empresário Raul Aguilera, os quais eram usados pela antiga rede Big Ben no Pará. Há uma acirrada disputa por esses 15 pontos nobres; emissários de grandes varejistas paulistas circulam em Belém.


Fitness
Luiza e Renan Duarte, representando a Luiza Duarte Academia, retornaram ontem do IHRSA - 37th Annual International Convention & Trade Show, maior evento de fitness do mundo, realizado em San Diego, na Califórnia.

Portugal

Nem tudo são flores na linda Lisboa. Empresário paraense, de bobeira na Praça do Rossio, foi roubado e levado a um caixa eletrônico para sacar. Nenhum policial nas redondezas. A ameaça dos bandidos era colocar drogas na roupa e sacola de mão da vítima e depois acionar a polícia acusando-o de tráfico.

Sushi

O Sushi Ruy Barbosa está com cardápio sazonal até abril com muitas novidades. As opções incluem escargot, sushis trufados servidos na pedra de sal rosa do Himalaya e pratos com trufas laminadas. Em julho, o restaurante fechará para reforma geral em projeto assinado por Conceição Barbosa.


Marabá
A Uepa formará agora em junho, sua primeira turma de Medicina, em Marabá, com 20 colandos.

Medicina

A Fibra decidiu participar da licitação do MEC para os cursos de Medicina no Interior paraense.

Casa nova

A nova sede da Praticagem da Barra será inaugurada em maio, na Siqueira Mendes. O sofisticado projeto de Aurélio Meira prevê até um pequeno museu naval.

Argumento

O vice-governador Zequinha Marinho estará amanhã, às 22h, no Argumento da RBA.

Iate

Avançado o projeto urbanístico feito pela Codem para a área onde funcionou o Iate Clube, na Bernardo Sayão. Shopping popular, área de convivência e edifícios comerciais estão sendo previstos.

Jet

A 1ª etapa do 2º Campeonato Paraense Drag Racing de Jet Ski, foi realizada ontem, na região do Guamá. As máquinas correm nas categorias Original, Limit Stock e Superlivre, passando dos 150 km/h. O Pará tem hoje uma das maiores frotas de jet ski do Brasil. O evento é supervisionado pela Fepam.

Sucuri

Uma jovem cobra sucuri, que fora resgatada muito debilitada e machucada, em área do Tenoné, teve 21 filhotes machos no "Goeldi". Cinco sobreviveram, sendo que dois precisaram ser ressuscitados. Será o Ibama quem decidirá quando e onde os jovens animais serão soltos na natureza.

Bragança

Com a presença do reitor Emmanuel Tourinho, a professora Moirah Paula Machado de Menezes foi empossada como diretora geral do Instituto de Estudos Costeiros, campus de Bragança da UFPA.

Barcarena

Grupos de pesquisas da UFPA e Uepa assinaram acordo de cooperação técnica-científica. O foco é realizar estudos nas comunidades afetadas pelos impactos ambientais gerados pelas atividades da Hydro, em Barcarena.

Pizza

Inauguração da Pizzaria Nine, agora em abril, ao lado do Jack Garage, na Senador. Negócio de Orlando Vasques, Felipe Beckman e Camilo Colares.

Voo

O número de licenças em atividade de mulheres na aviação cresceu 106% na categoria de Piloto Privado de Avião. Também teve aumento expressivo em Piloto Privado de Helicóptero. O Brasil tem 1.465 mulheres pilotos contra 46.556 profissionais masculinos.

Férias

Em parceria com CVC/Mururé Turismo/SBT, o ator Mário Frias e equipe estarão em Belém, nesta terça, para a gravação do programa "Tô de Férias". Passarão quatro dias na cidade e depois seguem para Alter do Chão.

Páscoa

A linha de chocolates Gaudens está disponível na Don Vino. Barras, pastilhas e ovos de Páscoa de chocolate branco 53% cacau e chocolate ao leite 71% cacau. Aliás, o principado de Mônaco vai importar a segunda partida de Gaudens, grife assinada pelo chef Fábio Sicilia.

Agro

A cada real que cresce a renda agropecuária, cresce em 1,07 real a renda não agropecuária no município. A cada real que cresce a renda agropecuária, cresce em 0,67 real a receita da prefeitura. Os prefeitos que investem na logística rural estão com mais chances de viabilizarem as cidades.

Trousseau

Acaba de aportar na STM Organização, a nova linha clássica da Trousseau. A personal organizer Aracy Santamaria aproveitou para realizar treinamento a trabalhadores domésticos, usando as peças de cama, mesa e banho da grife.

Cozinha

O chef Saulo Jennings, de Santarém, ganhou destaque em matéria de quatro páginas que o caderno de Turismo da "Folha de S.Paulo" dedicou ao Pará. Especialista na cozinha tapajônica, Saulo faz um passeio gastronômico com os peixes da região.

Financeiro

Formação gerencial da FGV através de cursos de pequena duração. No período de 27 a 29 de abril, curso de Planejamento e Controle Financeiro. Inscrições abertas na Ideal Conveniada FGV.

Promoção

Idelli Ambientes, na Gentil, está fazendo troca de showroom, móveis planejados com até 70% de desconto.

"Haidar"

Sem data a licitação para o serviço de salvatagem do "Haidar", naufragado no porto de Vila do Conde. Vai esperar a publicação do orçamento 2018 do Ministério dos Transportes.

Arte

Remontado em outro ponto do Parque Belém Porto Futuro, o Colarinho Branco, todo em madeira de lei, servirá para uma grande galeria de arte.

Energia

A Celpa não revela o nome da indústria de Castanhal que foi flagrada desviando energia. Coisa de profissional, com cabo subterrâneo alimentando dois transformadores.

Sorte

As 102 casas lotéricas de Belém gritam e enfrentam dificuldade de canal com a Caixa.

Bermuda

Não foi em Belém, mas no Rio. O tradicional e conservador colégio católico Santo Inácio acaba de liberar o uso de bermuda de educação física diariamente, para as alunas, a partir de 1º de abril. Os meninos já tinham a permissão.

Apagão

O "linhão" que carrega energia de Belo Monte até o Sudeste está operando com restrição. Essa limitação deve durar até 15 dias enquanto é analisado o apagão que atingiu o Norte e Nordeste, após a falha de um disjuntor em uma subestação. O apagão foi o maior no país desde 2009.

Prazer

Nesta terça-feira, um coquetel na Estação, vai marcar a entrega do Prêmio Prazer em Trabalhar, promovido há 11 anos pelo Diário e Gestor. Somente no momento da premiação, cada uma das 15 finalistas ficará conhecendo sua posição no Ranking 2018 das empresas com as melhores práticas de gestão de pessoas.

EM ALTA

Boia
As boieiras do Ver-o-Peso fundaram uma associação para cuidar de seus interesses.
Veropa
Será no dia 1º de maio a terceira edição do evento Ver a Boia. A primeira realizada pelas próprias boieiras.
Cítricos
A Citropar começou a colheita de uma grande safra de limão, na região de Capitão Poço.


EM BAIXA
Grife
Tribunal confirma condenação da grife M.Officer por trabalho análogo à escravidão.
Face
Migração em peso nas redes sociais com a derrocada do Facebook.
Peixe
A Anvisa proibiu a comercialização de "Filé de Polaca do Alasca Congelado", marca Fenix - Magic Fish.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias