plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Procissão de Ramos abre a Semana Santa; veja a programação

A entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, quando foi saudado com galhos de palmeira - conhecido como ramos - será celebrado neste Domingo de Ramos (25). A festividade dá início à Semana Santa. Segundo Roberto Emílio Cavalli Júnior, cônego da Igrej

A entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, quando foi saudado com galhos de palmeira - conhecido como ramos - será celebrado neste Domingo de Ramos (25).

A festividade dá início à Semana Santa. Segundo Roberto Emílio Cavalli Júnior, cônego da Igreja da Sé, os evangelhos de Marcos, Mateus, Lucas e João, na Bíblia, citam o momento em que Jesus é saudado pelas pessoas da época com ramos, o que significava a chegada de alguém importante.

“Neste dia, celebramos o começo do mistério da paixão, morte e ressureição de Jesus. Toda nossa fé está centrada nesse mistério”, disse. A programação com procissões, missas e sermões, começará neste domingo e encerrará no domingo pascoal (1° de abril).

Para o monsenhor Raimundo Possidônio Carrera da Mata, vigário geral da Arquidiocese de Belém, o período marcado pela quaresma, que começou no dia 14 de fevereiro e encerrará na quinta-feira (29), é momento de reflexão.

“É nesses dias que devemos pensar nas nossas atitudes, na dedicação a Cristo, no amor ao próximo e no nosso papel na sociedade”, explica. A Semana Santa é o momento de celebrar os grandes mistérios da morte e ressurreição de Cristo na terra. Para nós, é a semana mais importante do ano, tanto religioso quanto civil”, destaca.

PÁSCOA

O ponto alto da festa é no domingo pascoal. Nele é lembrada a paixão do Senhor. “A igreja não reconhece a Páscoa com ovos de chocolate e coelhos. Isso é uma criação do homem. Este é um momento de renovação da fé”, conclui o monsenhor Raimundo Possidônio Carrera.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SANTA

DOMINGO DE RAMOS (25) - Às 8h30, haverá a benção e procissão, que sairá da Igreja de Santo Alexandre para a Catedral de Belém, onde ocorrerá a missa, celebrada pelo bispo auxiliar de Belém, Dom Antônio de Assis Ribeiro. Dom Irineu Roman, bispo auxiliar, celebrará a Missa de Ramos com a pastoral das ilhas, às 9h. Já nas demais paróquias da Arquidiocese, a Missa de Ramos será celebrada pelos seus párocos.

QUARTA-FEIRA (28) - Traslado da imagem do Senhor dos Passos (Jesus carregando a cruz) da Catedral Metropolitana para a Basílica Santuário de Nazaré, após a Missa Cura da Sé, às 18h.

QUINTA-FEIRA (29) - Celebração da Missa do Crisma, na Catedral de Belém, às 8h, presidida pelo arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, e concelebrada pelos bispos auxiliares Dom Irineu e Dom Antônio. Na ocasião, será feita a benção dos santos óleos e a renovação das promessas sacerdotais. À noite, acontecerá a Missa da Ceia do Senhor, com a cerimônia do lava pés, na Catedral de Belém, às 18h, presidida pelo cônego Cavalli Junior. Dom Irineu Roman celebrará às 19h, na Paróquia Santo Antônio de Pádua e as demais paróquias contarão com seus párocos.

SEXTA-FEIRA SANTA (30) - A programação inicia às 7h, com saída da procissão com a Imagem do Senhor dos Passos da Basílica Santuário de Nazaré. Já às 8h, segue a procissão com a Imagem de Nossa Senhora das Dores, da Igreja de São João Batista (Cidade Velha), seguindo para a Igreja de Senhora das Mercês, onde haverá o encontro das duas imagens. Às 12h, será realizado o Sermão das Sete Palavras com Dom Antônio de Assis Ribeiro, na Capela do Colégio Santo Antônio. Às 17h, ocorrerá a Ação Litúrgica da Páscoa da Cruz na Catedral de Belém, com celebração de Dom Irineu Roman.

SÁBADO ( 31) - Vigília de Páscoa, na Catedral de Belém, às 21h, com missa celebrada por Dom Irineu. Os demais padres da Arquidiocese celebrarão em suas paróquias.

DOMINGO DE PÁSCOA (1º) - Dom Antônio celebrará, às 7h30, a Missa da Páscoa na Paróquia de São Benedito, na passagem São Benedito, s/n, com a passagem Santa Maria, bairro do Barreiro. Já dom Irineu presidirá celebração, às 9h, na Comunidade Nossa Senhora Auxiliadora. Terá programação, às 18h, na Paróquia de Jesus Ressuscitado, na travessa Ourém, 53, conjunto Médici I, Marambaia. Já, às 18h30, a celebração será na Paróquia de São Benedito.

(Roberta Paraense com informações de Michelle Daniel)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias