plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Cadastramento biométrico: prazo termina hoje em Belém

Uma fila quilométrica, com mais de quatro horas de espera, ocupou as calçadas das vias próximas do posto de atendimento biométrico da Companhia Docas do Pará (CDP), ontem de manhã, penúltimo dia do cadastramento biométrico do título eleitoral em Belém. A

Uma fila quilométrica, com mais de quatro horas de espera, ocupou as calçadas das vias próximas do posto de atendimento biométrico da Companhia Docas do Pará (CDP), ontem de manhã, penúltimo dia do cadastramento biométrico do título eleitoral em Belém. A expectativa de público para hoje, o último dia do prazo, é ainda maior.

Com funcionamento das 8h às 16h, o posto da CDP já havia atendido quase mil pessoas já nas primeiras horas da manhã. A expectativa para o restante do dia era de 3.500 eleitores, o que fez o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) acrescentar mais dez guichês ao complexo, totalizando 60 mesas de atendimento. Mesmo assim, a espera era longa, sobretudo para quem ainda estava do lado de fora, em uma fila que ia da entrada do complexo até a travessa Dom Romualdo de Seixas, quatro
quarteirões depois.

O vendedor Jeremias Pacheco, 37, por exemplo, havia chegado às 6h ao posto, antes de abrir, e às 10h30 ainda estava na metade da fila. “Eu acho que só vou conseguir ser atendido lá para as 15h”, afirma, já conformado. “Acabei deixando meus afazeres e compromissos tomarem meu tempo e não vim antes”, justifica.
Para o último dia, hoje, a coordenadora do Posto da CDP, Jaqueline Carneiro, afirma que a expectativa é que o público seja ainda maior que o de ontem. “A nossa capacidade é apenas para 4.500 pessoas. Se percebermos que vai passar disso, vamos distribuir senhas para que as pessoas voltem para ser atendidas em outro momento, até o dia 30 de abril”, afirma.

Mas o prazo da biometria não será prolongado. Nesses casos, quem pegar a senha para atendimento posterior vai ter o título cancelado e precisará regularizá-lo. Com o título cancelado, além de não poder votar nas próximas eleições, o eleitor não poderá tirar passaporte, prestar concurso público, obter empréstimos em bancos oficiais e outros transtornos para receber benefícios sociais, como Bolsa Família e aposentadoria.

O cadastramento biométrico também é obrigatória para quem tem voto facultativo, como os adolescentes entre 16 e 17 anos e os idosos a partir dos 70.

(Arthur Medeiros/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias