plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

CPI 'Chapa Branca' levanta preocupação sobre investigação da Hydro

Como já estava previsto, a versão “chapa branca” da CPI da Hydro acabou prevalecendo. Instalada ontem, em reunião realizada após a sessão plenária, a Comissão Parlamentar de Inquérito terá mesmo na presidência e na relatoria dois deputados da base do Gove

Como já estava previsto, a versão “chapa branca” da CPI da Hydro acabou prevalecendo. Instalada ontem, em reunião realizada após a sessão plenária, a Comissão Parlamentar de Inquérito terá mesmo na presidência e na relatoria dois deputados da base do Governo - que inevitavelmente será alvo de investigação durante os trabalhos: Neil Duarte (PSD) e Celso Sabino (PSDB), respectivamente.

A preocupação da oposição é um possível acobertamento da relação do Governo com a Mineradora. Afinal, Jatene liberou R$ 7,5 bilhões em isenção fiscal que poderiam ser investidos em obras no Estado para a multinacional. E segundo confissão do presidente e CEO da Hydro, Svein Richard Brandtzæg, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente tinha conhecimento da contaminação do rio Pará com resíduos não tratados do beneficiamento de bauxita da planta industrial em Barcarena, o que o Governo nega.

Membro nato e um dos autores do pedido de abertura da CPI, Tércio Nogueira (PROS) discutiu com Neil e com o líder governista Eliel Faustino (DEM), irritado com a negativa da situação para o acordo de dividir as lideranças entre base e oposição. “Vai terminar em pizza!”, bradava, com e sem microfone.

O presidente da casa, Márcio Miranda (DEM) foi, literalmente, somente para cumprir a obrigação de instalar a comissão. Quando abordado por Scaff sobre a necessidade de equilibrar o peso das atuações ao pôr um governista e um oposicionista na presidência e relatoria (ou vice-versa), Miranda tirou o corpo fora e disse que a função dele ali estava encerrada.

Como a esta altura a “eleição” para presidente e relator ainda não havia ocorrido, Bordalo, como membro mais velho dentre os outros 13, assumiu temporariamente os trabalhos. “Essa CPI existe porque houve uma composi-ção. Qualquer coisa diferente disso será uma CPI de cartas marcadas”, disparou o parlamentar do PROS. Neil respondeu: “Isso foi uma indireta para mim e não aceito. CPI é coisa séria e todo mundo aqui precisa respeitar os pares. Não estamos brincando, fui eleito com 51 mil votos, fui policial, tem de respeitar”, devolveu.

REUNIÃO

Derrotado para presidente, Bordalo também foi indicado à relatoria e perdeu novamente, confirmando a notícia divulgada pelo DIÁRIO na semana passada de que já estava tudo acertado para “eleger” Neil e Sabino. A primeira reunião de trabalho do grupo deve ocorrer na próxima terça, dia 27, e o tucano avisou que receberá requerimentos iniciais até a segunda- feira, 26. Os deputados devem definir plano de trabalho e oitivas.

Mais calmos no fim da reunião, Bordalo e Tércio deram seus recados de que os passos deles estarão sendo observados sob uma lupa. “Espero que no fim tenhamos um diagnóstico consistente do que é a Hydro. O que for feito aqui ficará para a história”, alertou Bordalo. “Qualquer ponta solta deixada por nós será muito explorada pela mídia. Existe muita responsabilidade em nossas costas”, lembrou Tércio.

CPI FEDERAL

O deputado federal Edmilson Rodrigues (PSol) conclamou parlamentares no plenário da Câmara Federal, ainda ontem (20), a assinar o requerimento de instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que pretende apurar os crimes ambientais causados pela refinaria Hydro Alunorte e outras empresas no município de Barcarena, no Pará.

Edmilson coordena a Comissão Externa da Câmara dos Deputados que apura os danos causados pela Hydro, que já visitou, inclusive, a empresa em Barcarena. Edmilson tem expectativa de protocolar o requerimento da CPI junto à Mesa Diretora nesta quarta (21), para que seja instalada em breve. Também fazem parte da Comissão Externa os deputados paraenses Eder Mauro (PSD), Elcione Barbalho (PMDB) e Arnaldo Jordy (PPS).

A CPI DA HYDRO

TITULARES/SUPLENTESBASE

PRESIDENTE - Neil Duarte (PSD)/Gesmar Rosa (PSD)

RELATOR - Celso Sabino (PSDB)/Milton Campos (PSDB)Eliel Faustino (DEM)- Membronato/Renato Ogawa (PR)Miro Sanova (PDT)/ AntônioTonheiro (PDT)

OPOSIÇÃO

Carlos Bordalo (PT)/Airton Faleiro (PT)José Scaff (MDB)/João Chamon(MDB)Tércio Nogueira (PROS)- Membronato/ Thiago Araújo (PPS)

DURAÇÃO

A CPI tem duração inicial de 90 dias, podendo ser prorrogada porigual período.

(Carol Menezes/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias