plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Ação oferece retirada gratuita de documentos

Aos 39 anos, Cláudio Gonçalves, contabiliza muitas histórias tristes de quando viveu na rua, sem abrigo e família. De sua idade ele tem certeza, e esta, foi comprovada pela justiça, através de seu registro de nascimento, em um cartório de Bragança, no nor

Aos 39 anos, Cláudio Gonçalves, contabiliza muitas histórias tristes de quando viveu na rua, sem abrigo e família. De sua idade ele tem certeza, e esta, foi comprovada pela justiça, através de seu registro de nascimento, em um cartório de Bragança, no nordeste paraense, sua terra natal. Mas, foi apenas neste sábado, 17, que ele, de fato, pôde se apresentar como um cidadão. “Nunca tive carteira de identidade. E, por isso, enfrentei muitas dificuldades na vida, como a de não ser reconhecido”, conta.

Cláudio foi um dos quatro homens levados ao projeto Sabadania, na Casa de Justiça e Cidadania (CJC), do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), pela comunidade Cristã Missão Belém, neste sábado, 17. “Temos 280 pessoas na comunidade, mas alguns são especiais e outros nunca tiveram documentação”, explica Lúcio Oliveira, 61, voluntário. “ A justiça foi atrás da certidão de nascimento, e dos dados de cada um deles. Agora, eles terão mais dignidade”, comemora.

O projeto ocorre a cada três meses e disponibiliza os seguintes serviços: emissão de carteira de identidade; coleta de exames de DNA para reconhecimento voluntário de paternidade (somente para os previamente cadastrados); divórcio consensual; dissolução de união estável; além de orientação oferecida pelo Núcleo de Práticas Jurídicas.

“Essas pessoas já vinham sendo atendidas por aqui. Não precisa ter renda baixa, ou qualquer outro critério, todos podem participar, bastar nos procurar”, destaca Ana Lucia Bentes, coordenadora do Centro Judiciário de Solução (CEJUS- Belém). A Casa de Justiça e Cidadania fica na Tv. Presidente Pernambuco, nº 415. Para mais informações, ligar para a CJC através do telefone (91) 3131-1600.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias