plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Em Belém, 255 mil ainda não fizeram o cadastro biométrico

Termina na próxima sexta-feira, 23 de março, o prazo do cadastramento da biometria para os eleitores de Belém e de mais 10 municípios do Estado do Pará. Nesta reta final, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), os pontos de atendimento terão sua capa

Termina na próxima sexta-feira, 23 de março, o prazo do cadastramento da biometria para os eleitores de Belém e de mais 10 municípios do Estado do Pará. Nesta reta final, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), os pontos de atendimento terão sua capacidade ampliada. Faltam fazer o cadastro, ainda, 255 mil, ou 25% dos eleitores cadastrados da capital.

Nas duas últimas semanas, o movimento nos postos dobrou. De 300 pessoas atendidas por dia, o número passou para 2 mil atendimentos no Galpão 10 da Companhia de Docas do Pará, situado no bairro do Reduto, um dos postos mais procurados para o serviço. Nos últimos dias para encerrar o prazo, estima-se que 4 mil atendimentos diários deverão ser feitos só nesse posto do Reduto, onde não é preciso agendar horário.

O supervisor de posto, Rodrigo Fonseca, ressalta que haverá um acréscimo no número de guichês para atendimento ao público nas demandas espontâneas ou agendadas. “Aqueles postos que ainda não estão funcionando com sua capacidade total de atendimento receberão um reforço para atender a demanda”, destaca.

A auxiliar de serviços gerais, Ana Maria Lima, de 63 anos, conta que está de férias e tirou um tempinho do dia para fazer a coleta biométrica. “Marquei o atendimento em abril do ano passado, mas teve greve de ônibus no dia e só conseguir fazer de novo agora”, explica a eleitora. A funcionária pública Veronica Lacerda, 34, diz que se sentiu obrigada a fazer o cadastro o mais rápido possível. “Continuo prestando concursos e tive medo de implicar diretamente nisso”, diz.

OBRIGAÇÃO

O cadastramento é obrigatório para todos os eleitores, inclusive para aqueles que têm voto facultado como analfabetos, eleitores entre 16 e 18 anos, além de pessoas com mais de 70 anos que possuem título de eleitor. O não comparecimento do eleitor causará o cancelamento de seu título eleitoral. Além de não poder votar nas próximas eleições, o eleitor ficará sujeito a bloqueio do CPF o que pode ocasionar a uma série de impedimentos, como tirar passaporte e prestar concurso público além de transtornos para receber benefícios sociais como Bolsa Família e aposentadoria.

COMO E ONDE AGENDAR

Documentos necessários

-Documento de identificação oficial com foto (CNH, Identidade, Carteira de Trabalho ou Passaporte);
-Comprovante de residência, como conta de luz, água ou correspondência bancária, desde que emitido até três meses antes da data do atendimento;
-Comprovante de quitação militar para os maiores de 18 anos, no caso de nova inscrição;
- Certidão de casamento, em caso de alteração de dados cadastrais.

O agendamento pode ser feito pelo site do TRE – www.tre-pa.jus.br

Postos de atendimento em Belém

- Posto CDP – 8h às 16h (Atendimento Demanda Espontânea)
- Posto UFPA – 8h às 14h (Atendimento Demanda Espontânea)
- Posto CAE – 8h às 14h (Atendimento Demanda Espontânea)
- Posto de Icoaraci – 8h às 14h (Atendimento Agendado)
- Posto Mosqueiro – 8h às 14h (Atendimento Agendado)
- Posto São Francisco – 8h às 17h (Atendimento Agendado)
- Posto Shopping Castanheira – 12h às 18h (Atendimento Agendado)
- Posto Parque Shopping – 12h às 18h (Atendimento Agendado)
- Posto Shopping Bosque Grão Pará – 10h às 18h (Atendimento Agendado).

(Wal Sarges/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias