plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
MAURO BONNA

Confira os destaques da coluna do Mauro Bonna deste domingo

Atacarejo invade CastanhalOs poderosos grupos Assaí (Pão de Açúcar) e Atacadão (Carrefour) prometem revolucionar os negócios em Castanhal. O Atacadão comprou de Wanderley Melo área de 30 mil metros quadrados, ao lado do Parque de Exposição. E o Assaí alug

Atacarejo invade Castanhal
Os poderosos grupos Assaí (Pão de Açúcar) e Atacadão (Carrefour) prometem revolucionar os negócios em Castanhal. O Atacadão comprou de Wanderley Melo área de 30 mil metros quadrados, ao lado do Parque de Exposição. E o Assaí alugou por 20 anos, do empresário Francisco Marcelino (Chico da Pimenta), área privilegiada próxima à loja do Mateus (antiga Yamada).

Crise enrola a construtora Marroquim
Edifícios Pallazzo Maggiore, Terrazzos, San Pietro, Del Acqua, Collona, Di Napoli e Savonna (não entregue), construídos pela Construtora Marroquim, somam dívidas próximas a 10 milhões de reais entre impostos não recolhidos, defeitos e obras inacabadas. No edifício Castelo Massimo, em assembleia geral no último dia 5, o condomínio fechado resolveu tirar a Marroquim da gestão da obra e entregará para a Construtora Bruno Miléo finalizar o empreendimento.

Ibyte chega ao Pátio Belém
A Ibyte, de Fortaleza, fez acordo com o Grupo Visão e vai ocupar toda a área de calçados da loja no 1º piso do Pátio Belém. A Ibyte possui 30 lojas físicas distribuídas em cinco estados com mais de 3.500 itens como smartphones, tablets, notebooks, desktops, impressoras, TVs, áudio & vídeo, acessórios e serviços. Inauguração em junho.

Na onda do crescimento do autosserviço
A empresa BN Comércio e Serviços foi constituída exclusivamente para atender as seguintes empresas que chegam com seus produtos ao Pará: Cristal Aço (especializada em gôndolas e equipamentos para autosserviço), Interfrio Refrigeração (máquinas e equipamentos para supermercados, como refrigeradores, câmeras frias, ilhas e outros) e Metalbras (refrigeração com o fechamento de portas de vidros sob medida) .

Navio-hospital volta a atender ribeirinhos
O "Abaré", navio-hospital agora sob gestão da Ufopa, voltou a prestar assistência médico-odontológico a comunidades ribeirinhas de Santarém, Belterra e Aveiro. Ele foi doado em 2017 à Ufopa pela ONG holandesa Terrde Hommes, em um processo iniciado em 2013, após um acordo firmado em Brasília, pelo Ministério da Saúde, por meio de parcerias com prefeituras da região. Naquele ano, a organização não governamental anunciou a retirada da embarcação, mas foi impedida por uma liminar concedida pela Justiça Federal.

As poderosas do Pará na mineração
A Vale, sozinha, movimentou 78% das operações minerais registradas no primeiro bimestre deste ano. Os dados da Agência Nacional de Mineração, divulgados pela Associação Paraense de Engenheiros de Minas, mostram que o Pará produziu 6,1 bilhões em recursos minerais em janeiro e fevereiro. Ranking das 10 mineradoras mais influentes: Vale: 4,7 bilhões; MRN, 296 milhões; Mineração Paragominas, 235; Buritirama, 225; Imerys, 82; Alcoa, 80; Avanco, 59; CHM Metais, 54; FD Gold, 53, e Serabi, 41 milhões.

Cerveja
Depois que a Heineken comprou a fábrica da Brasil Kirin, em Benevides, começou a faltar a Heineken para consumidor final paraense. Até 2022, existe contrato de distribuição da marca com a Compar. A Heineken quer de volta e foi criado o impasse.

Ônibus
Cooperativa de ex-empregados, com veículos vindos de Recife, assumiu a linha da Expresso Modelo. Enquanto a frota da empresa foi confiscada pela Justiça.

Eventos
Profissionais do setor de eventos e cerimonialistas devidamente habilitados estão se organizando para fundar uma entidade em Belém, capaz de separar o joio do trigo. Penetras têm bagunçado o negócio.

Brasília
Há uma expectativa no Banco da Amazônia, de que Marivaldo Melo deixe a presidência da instituição no dia 6 de abril, para sair candidato a deputado federal pelo Estado do Acre.

Argumento
Amanhã, na pauta do Argumento: Parsifal Pontes e Nonato Castro, presidentes da CDP e Celpa, respectivamente. Às 22h, na RBA.

Yamada
Corrida para o Grupo Yamada aprovar o seu plano com apenas um ano de Recuperação Judicial. Logo no início de abril, deverá ser fechado formalmente o acordo trabalhista já todo acertado entre as partes. E a Assembleia Geral de Credores deverá ocorrer até 15 de maio.

Eleição
Será no dia 21 de maio, com a sede da instituição totalmente revitalizada, a eleição para a presidência da Fecomércio-PA. Tudo indica que Sebastião Campos seja reeleito com 20 votos dos 24 sindicatos associados.

Cênicas
Até junho, estará vencido o processo licitatório para início das obras: o Sesc Boulevard anexará o casarão vizinho. E no imóvel doado ao Sesc em comodato pelo Banco Central surgirá um completo Centro de Artes Cênicas.

Chocolate
A Kopenagen completa 90 anos e escolheu como embaixadora da marca no Pará, a digital influencer Senhorashoes (Ariana Affonso).

Leão XIII
Nesta semana, a Codem realizará rodada de negócios para atrair investidores para o projeto Travessa Leão XIII. Já existem linhas de crédito na Caixa e BB aos interessados, assim como já existe concordância dos proprietários dos casarios.

Privilege
O restaurante Privilege, em Batista Campos, funciona para jantar com serviço à la carte e programação musical ao vivo, às sextas e sábados. Na outras noites, exclusivamente para eventos fechados.

Mirim
Nesta segunda serão abertas as inscrições para o Clube do Pesquisador Mirim 2018, do Museu Goeldi. São destinadas 80 vagas a alunos de escolas públicas e privadas, do 4° ao 9° ano do Fundamental e do 1º ano do ensino médio.

Livro
Como parte da XXII Feira Pan-Amazônica do Livro, que será realizada em Belém, Marabá vai sediar o 1º Salão do Livro de Carajás, no período de 27 de abril a 6 de maio.

Buiagu
Vai até sexta, o Experiência Buiagu, apresentação de pratos criados pelo chef Roberto Hundertmark e que entrarão para o novo cardápio do restaurante.

Vitória
O queijo de búfala é um dos itens mais desejados do café colonial servido na fazenda Vitória. Aliás, quem for passar a semana da Páscoa no hotel, pode se deliciar com outros alimentos produzidos lá mesmo, como os pães e a farinha de mandioca.

Gestão
Em solenidade na antiga Faculdade de Medicina do Largo de Santa Luzia, tomou posse a nova diretora-geral do Instituto de Ciências da Saúde, da UFPA, professora Eliete da Cunha Araújo. Ela substitui o professor Mauro Acatauassu Nunes (gestão 2014-2018). Como diretora-adjunta, assumiu a professora Márcia Bragança Lopes.

Música
O produtor cultural e escritor paraense Ruy Godinho, radicado em Brasília, lançará nesta terça, às 21h, no Belém Hall, o 4º volume da série "Então, Foi Assim? – os bastidores da criação musical brasileira", editado pela Abravídeo. Haverá show de Sandra Duailibe, Pedrinho Cavallero e Nilson Chaves.

Boi
A Associação de Criadores de Gado Guzerá do Brasil, com sede em Uberaba, pela primeira vez tem um presidente da região Norte. É Luiz Guilherme Soares Rodrigues, que como vice assumiu a entidade, com a licença do titular. Ele é proprietário da Fazenda Encarnação, em Santarém Novo.

Celular
Ranking de satisfação do consumidor no Pará, segundo a Anatel: Pré-pago: 1º lugar, Claro; 2º lugar, Oi, e 3º lugar, Vivo. Pós-pago: 1º lugar, Claro; 2º lugar, Vivo, e 3º lugar, TIM.

Calcinha
Aumentou em 20% o investimento da brasileira em roupa íntima, segundo a consultoria Iemi. Subiu também de 5,2 para 5,5 ao ano, a quantidade de vezes da compra. O Sudeste lidera em tíquete médio, porém seguido de perto pela região Norte.

Castanhal
Estudos Antrópicos na Amazônia é o título do novo Programa de Pós-Graduação da UFPA no campus de Castanhal. Também neste ano, está iniciando no campus de Castanhal o Mestrado Profissional em Ensino de Matemática. O campus já oferece mestrado e doutorado nas áreas de Medicina Veterinária e Zootecnia.

Decoração
O imóvel da Avenida Nazaré próximo a Quintino onde seria o show-room do Grupo MB Capital, agora será a segunda unidade da Utilittà Casa & Cozinha, loja que faz sucesso na Generalíssimo próximo a Governador. Negócio de Brenda e Antônio Abucater.

Imóvel
A Caixa inicia a primeira Semana Construcard em 2018. Vai até sexta. Oportunidade para estreitar relacionamento com clientes e lojistas, financiando reformas em imóveis, utilizando taxas diferenciadas a partirde 1,67% a.m.

Cosméticos
Delegação de empresários paraenses, do setor de cosméticos, participou da Cosmoprof 2018, em Bolonha, na Itália: Fátima Chamma (Chamma da Amazônia), Dâmaris Buscan (Juruá), Leila Castro (Aromas da Amazônia) e Klaus Ekekehard (Amazon Oil). Nilson Azevedo e Raul Tavares (Fiepa) deram o suporte técnico.

Forneria
Agora às quartas rola na A Forneria a Quarta Blue. Por apenas 59 reais, o cliente degusta entrada, prato principal e sobremesa. E toda semana um menu diferente.

Intercâmbio
Comemorando os seus 20 anos de mercado, com 59 lojas no Brasil e duas no Exterior, a IE Intercâmbio - em Belém, à frente Jordana Santiago - neste mês está com pacotes em promoção.

Fit dance
O 23º Fitness Saúde, de 12 a 14 de abril, no Hangar, terá curso do badalado dançarino e coreógrafo Tiago Montalti, dono de alta audiência no YouTube, logo no primeiro dia do evento.

Papel
O Grupo Suzano, que em fusão com a Fibria se tornou o maior em papel e celulose no país, já assumiu a Facepa. Até junho, Carlos George Farah concluirá a transição.

Remédio
A rede Maxi Popular, de Rondônia, vai inaugurar loja na Gentil, ao lado da Saccaro. Em número de pontos, e agressividade comercial, ainda neste ano a Drogasil deverá se tornar a principal concorrente da Extrafarma.

Ulbra
Avaliadas em 1,285 bi, as unidades da Ulbra no Norte (inclusive o Centro Universitário Luterano de Santarém) e Centro-Oeste foram arrematadas pelo fundo de investimentos Glory Top, de Hong Kong, por 600 milhões, em leilão judicial, em Canoas (RS). Falta a homologação da compra ser decidida com o Sindicato dos Professores do RS, autor da ação coletiva na Justiça do Trabalho.

EM ALTA
Malhação
A rede de academias Selfit, dona de 30 pontos no Nordeste, planeja abrir 14 pontos nos próximos 12 meses em Belém.

Páscoa
Chocolate branco, ao leite meio amargo, 71% cacau, e ovos de Páscoa Gaudens em edição limitada estão à venda na Don Vino.

Gusa
A Maragusa, do Grupo Leolar, volta a operar em abril, em Marabá. Arrendada ao grupo Âncora, de Minas e Goiás.

EM BAIXA

Crise
Se a obra do BRT demorar mais seis meses provocará uma quebradeira generalizada nos negócios, na Augusto Montenegro.

Crateras
Começou a temporada de buracos 2018 em toda a cidade. Agora é rezar que a "operação tapa-buraco" volte logo.

Igreja
O tempo passa e a área doada por Temer à Basílica ainda não foi entregue de fato.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias