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Oi lidera reclamações em ranking do Procon no Pará

As empresas Telemar Norte e Oi Móvel S/A, que administram o Oi Fixo e o Oi Móvel, ocupam o 1º e 2º lugar, consecutivos, na lista dos 10 fornecedores com mais reclamações no Procon do Pará. Elas são as mais citadas no cadastro de 2017 no órgão de Proteção

As empresas Telemar Norte e Oi Móvel S/A, que administram o Oi Fixo e o Oi Móvel, ocupam o 1º e 2º lugar, consecutivos, na lista dos 10 fornecedores com mais reclamações no Procon do Pará. Elas são as mais citadas no cadastro de 2017 no órgão de Proteção e Defesa do Consumidor. As insatisfações apontam cobranças indevidas ou abusivas. O órgão divulgou, ontem, Dia do Consumidor, a relação das empresas com mais ações feitas pela diretoria do órgão no Pará.

No total, foram 17.599 atendimentos de consumidores que tiveram direitos violados em todo o Estado por empresas de telefonia, energia elétrica, financeiras e serviços privados. Cerca de 60% delas foram solucionadas antes de virarem processos.

As demais queixas se tornaram fundamentadas, com a realização de audiências ou aplicação de multas – em caso de não acordo. “Há muitos anos, a telefonia fixa e móvel da OI tem dado problemas. São cobranças abusivas [de planos não contratados] ou indevidas [de serviço que não consumiu]”, explica Moyses Bendahan, diretor geral do Procon/PA.

Segundo ele, após a reclamação registrada no Procon, o consumidor aguarda o prazo de 10 dias para que o fornecedor responda à demanda encaminhada pelo órgão. Caso a empresa não resolva o problema ou entre em acordo com o cliente, a reclamação se torna fundamentada e, então, é marcada audiência entre fornecedor e consumidor. A maioria dos reclamantes possui idade entre 31 a 50 anos de idade.

Ainda de acordo com Moyses, as multas podem variar, no mínimo de R$ 900 até R$ 9 mi. “Quando chega à fase de conciliação é por que já percorreu outros estágios. E essa audiência pode ser positiva ou não. Quando não há o entendimento mediado pelo Procon, a empresa é autuada”, afirma.

RECOMENDAÇÃO

A divulgação da lista ocorreu ontem em todo o país obedecendo a uma recomendação da Secretaria Nacional do Consumidor. Para o diretor do órgão, os dados divulgados também servem para ajudar e alertar quem vende e quem consome. “Qualquer pessoa que tenha uma relação de consumo que sinta os direitos violados pode procurar o Procon”, orienta Bendahan.

PROCON
Endereço
Tv. Lomas Valentinas, 1150, entre Av. Visconde de Inhaúma e Av. Marquês de Herval, bairro Pedreira.

Telefone
Disk 151 (região metropolitana), (91) 3073-2827 (demais regiões).

(Michelle Daniel/Diário do Pará)

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