plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Cadastro do Bolsa Família termina hoje

Hoje é o último dia para os beneficiários do programa Bolsa Família que foram notificados no extrato de pagamento ou através de carta do Governo Federal atualizarem seus dados no Cadastro Único (CadÚnico). A atualização pode ser feita em um dos 12 Centros

Hoje é o último dia para os beneficiários do programa Bolsa Família que foram notificados no extrato de pagamento ou através de carta do Governo Federal atualizarem seus dados no Cadastro Único (CadÚnico). A atualização pode ser feita em um dos 12 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Belém ou na Central do CadÚnico, na rodovia Augusto Montenegro, das 8h às 17h. Para o atendimento, é necessário ter em mãos os documentos pessoais e os dos demais integrantes da família.

“Essa atualização não é para todas as famílias, mas especificamente as do Grupo 4, que são famílias beneficiárias ou não do Programa Bolsa Família e de outros programas sociais que apresentam inconsistência de renda”, esclarece Fábio Cei, operador máster da central do CadÚnico. Segundo ele, todas essas famílias têm sido notificadas desde agosto do ano passado, através de carta ou de mensagem no extrato de pagamento. “Para essas pessoas, a atualização é obrigatória e quem não fizer a revisão até sexta-feira (hoje), terá o benefício cancelado”.

Fábio Cei ressalta que todos os que ainda não fizeram a atualização estão com o benefício bloqueado desde 19 de janeiro. Na ocasião, cerca de 4.500 famílias belenenses ainda não haviam atualizado cadastro. A autônoma Elaine Rita, 28, foi uma das beneficiárias notificadas que se apresentou à Central do CadÚnico ontem de manhã. Beneficiada pelo Bolsa Família há dois anos, ela soube da necessidade da revisão de seu cadastro em janeiro, quando percebeu o aviso em seu extrato.

Por causa de problemas familiares, ela não pôde atualizar os dados antes, mas tratou de chegar cedo ao prédio da Central, por volta das 6h30, para ser atendida e não perder o benefício. “Ainda não sei que horas vou ser atendida, mas hoje está tranquilo, acho que por causa da chuva. Na maioria das vezes, a fila chega até a esquina do quarteirão de tanta gente”, relata.

O operador do CadÚnico alerta que o inchaço no atendimento nos últimos dias do prazo é normal devido o hábito brasileiro de deixar para cima da hora. “Por isso o Governo avisa com bastante antecedência”, explica, afirmando ainda que há uma equipe de 30 operadores na Central para dar conta da demanda.

O QUE É PRECISO

Documentos originais: Certidão de nascimento ou casamento, RG, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho, contracheque (caso esteja trabalhando) e título de eleitor do titular e das pessoas maiores de 18 anos na família. Certidão de nascimento e declaração escolar das crianças e adolescentes.

(Arthur Medeiros/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias