plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Polêmica: aniversário em Belém tem escravidão como tema e recebe enxurrada de críticas

Um ensaio fotográfico para uma festa de 15 anos realizada em Belém está causando polêmica nas redes sociais após apresentar como temática o período imperial brasileiro e a escravidão. Em imagens, a aniversariante aparece vestida de "sinhá", sendo servida

Um ensaio fotográfico para uma festa de 15 anos realizada em Belém está causando polêmica nas redes sociais após apresentar como temática o período imperial brasileiro e a escravidão. Em imagens, a aniversariante aparece vestida de "sinhá", sendo servida por pessoas negras.

As fotos foram publicadas na quarta-feira (14), nas redes sociais do Cerimonial responsável pela festa, cujo o tema era "Imperial Garden", representando o período do Império no Brasil. Em uma das imagens, a aniversariante aparece sendo vestida por uma mulher negra, com figurino de escrava. Em outra foto, uma mulher negra serve um café da manhã para a adolescente, enquanto um outro homem negro fica parado, ao lado da jovem.

As fotos do ensaio foram compartilhadas nas redes sociais, sendo acusadas de apresentar conteúdo racista. (Foto: reprodução)

Rapidamente, a publicação foi compartilhada nas redes sociais, recebendo acusações de incentivar o racismo e fazer alusão a escravidão como algo positivo. "A cerimonialista de Belém acha top um 15 anos com um cenário de escravidão. O próximo passo é produzir um casamento nos campos de concentração", escreveu uma internauta. "O fascismo saiu do armário: pais fazem festa de 15 anos para menina branca com o tema escravidão", complementou outro.

Pelo Facebook, a cerimonialista publicou uma nota sobre o caso, lamentando o ocorrido. "Após o término do ensaio e publicação de trechos dele, presenciamos a veiculação dessas imagens como uma reprodução do período escravocrata e forma de racismo. Diante dos ocorridos, com total humildade, estamos vindo a público nos retratar e pedir perdão", escreveu. "Jamais foi nossa intenção fazer qualquer retratação que levasse a entender que a escravidão foi algo bom em nossa história. Tínhamos a única intenção de retratar o período histórico do Império que, infelizmente, tinha escravidão".

A publicação com a nota foi apagada após cerca de uma hora.

MÃE DE ANIVERSARIANTE SE PRONUNCIA

Em uma publicação em sua conta do Instagram, a mãe da aniversariante reforçou que "nenhum dos envolvidos tem preconceito racial ou faz apologia a retratos de realidade como esses". Ela lamentou que as imagens tenham sido interpretadas fora de um contexto e ressaltou que não se trata de racismo e que as pessoas "não deveriam mais espalhar coisas como essas". Veja o comentário na íntegra:

(Foto: Reprodução/Instagram)

Racismo

O racismo no Brasil é uma prática considerada crime estabelecido pela Lei 7.716 de janeiro de 1989. Nela, é considerado racismo praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. A pena é de reclusão de um a três anos e multa.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias