plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Governo manobra e pode formar CPI favorável à Hydro

O Governo do Estado e a base aliada na Assembleia Legislativa começam a se mobilizar para tomar o controle da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que vai investigar as denúncias de crimes ambientais cometidos pela mineradora Hydro, em Barcarena. O de

O Governo do Estado e a base aliada na Assembleia Legislativa começam a se mobilizar para tomar o controle da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que vai investigar as denúncias de crimes ambientais cometidos pela mineradora Hydro, em Barcarena. O deputado Celso Sabino, do PSDB, já anunciado como um dos sete membros da CPI, não negou nem confirmou a informação divulgada pelo DIÁRIO ontem, de que será relator da CPI e que Neil Duarte (PSD) será o presidente.

Com as escolhas, exclui-se a oposição completamente da conclusão das investigações e dá à base autonomia suficiente para proteger não só a empresa como o próprio Governo do Estado. Questionado se ocupará o cargo, ele apenas disse que a “eleição” para os dois postos só ocorrerá na próxima terça-feira (20). E preferiu se manifestar contrário à ideia de que se trata de uma CPI de cunho político. “A Alepa possui várias bancadas, o Governo tem a maioria e a divisão das vagas nas comissões segue essa proporcionalidade”, desconversou.

EQUILÍBRIO

Já Neil confirmou que foi, sim, indicado pelo partido a ocupar a presidência, mas que depende da votação da maioria para que isso se concretize. E afirma que, caso isso se confirme, não vai poupar o Governo. “Tenho três anos de mandato e nunca respondi aos interesses do Governo. A CPI é uma investigação séria pela qual seremos cobrados depois”, explicou.

Participante pelo MDB, José Scaff, entende que não pode haver imparcialidade na conclusão dos trabalhos se a situação, já maioria, ainda estiver à frente da relatoria e da presidência. “Foi uma iniciativa graciosa, porque não queriam fazer nada, e sim atrapalhar a investigação por parte da oposição, que quer saber de fato o que houve”, reforça o parlamentar.

Outro membro, Tércio Nogueira (PROS), afirmou que mantém seu posicionamento de que o deputado Carlos Bordalo (PT) assuma um dos postos, deixando o outro para um membro da situação, o que tentaria equilibrar as forças. “Eles já têm a maioria de quatro deputados, seria mais sensato. No que a gente perceber que o Governo quer fazer terminar em pizza, nós iremos para cima mesmo. Essa CPI vai ter de andar, aparecer”, avisou.

(Carol Menezes/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias