Notícias / Pará

EDIÇÃO ELETRÔNICA

Remédios para tratamento de pacientes com HIV são encontrados no lixo em Ananindeua

Terça-Feira, 13/03/2018, 19:25:57 - Atualizado em 13/03/2018, 21:47:48 Ver comentário(s) A- A+

Remédios para tratamento de pacientes com HIV são encontrados no lixo em Ananindeua (Foto: Reprodução/Whatsapp)
(Foto: Reprodução/Whatsapp)

Uma moradora denunciou ao DOL, nesta segunda-feira (12), que encontrou 12 potes do medicamento "lamivudina+ zidovudina" no lixo, na Cidade Nova, em Ananindeua. Durante entrevista, ela relatou que, após uma breve pesquisa, identificou que a medicação é utilizada por pacientes em tratamento contra o vírus HIV.

”Eu só vi esses remédios no lixo quando saí de casa. Achei muito estranho essa quantidade de medicamento despachada de uma só vez e nessas condições”, relata Maria das Neves.

A denunciante chegou a comunicar o acontecido em uma publicação nas redes sociais e foi procurada por vários interessados para que repassasse o medicamento a eles com a justificativa de que fazem o uso ou trabalham com a distribuição.

Ela conta ainda que foi orientada por uma mulher, que se identificou como funcionária da Sespa, a guardar o material, pois ele seria recolhido posteriormente por agentes da saúde capacitados.

”A moça foi até o meu local de trabalho e recolheu tudo após eu assinar um documento. Mas eu, particularmente, achei toda essa história dos remédios no lixo um absurdo porque com esse produto em falta e tantas pessoas precisando, ver uma coisa dessas dá uma tristeza. Muitos realmente precisam”, desabafa a denunciante.

RETIRADA REGULAR

A Secretaria de Saúde do Estado do Pará (Sespa) informou na tarde de hoje (13) que a retirada dos 12 potes de medicamentos com 60 cápsulas foi feita de forma regular no serviço por pacientes em tratamento de HIV-Aids.

Além disso, as amostras serão encaminhadas ao setor de análise de produtos farmacológicos qualificado e será emitido laudo para verificar se os remédios ainda estão em condições de consumo.

(Fernanda Palheta/DOL)



Conteúdo Relacionado:





Comentários