Notícias / Pará

EDIÇÃO ELETRÔNICA

Paraenses fazem fila por conversores e antenas para sinal digital

Terça-Feira, 13/03/2018, 10:05:15 - Atualizado em 13/03/2018, 12:26:18 Ver comentário(s) A- A+

Paraenses fazem fila por conversores e antenas para sinal digital (Foto: Dominik Giusti)
(Foto: Dominik Giusti)

Os paraenses de 12 municípios, incluindo Belém, ficarão sem o sinal analógico de televisão a partir do dia 30 de maio deste ano. Para evitar ficar com um aparelho sem utilidade, centenas de pessoas já buscam os conversores e antenas necessário para continuar assistindo a programação, incluindo a ação da Seja Digital, que distribui gratuitamente os aparelhos para famílias de menor renda atendidas pelo Governo Federal. Na capital pareanse, diversas pessoas procuraram o serviço, gerando fila nos postos de retirada.

Mais de 345 mil kits gratuitos, com antena digital e conversor com controle remoto, serão distribuídos em toda a região. Para saber se tem direito ao kit e agendar a retirada dos equipamentos, a população pode ligar gratuitamente para o número 147 com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos ou acessar o portal sejadigital.com.br/kit.

No início do mês, a Seja Digital realizou uma ação no centro comercial de Belém, na rua João Alfredo, e em Águas Lindas, em Ananindeua, em parceria com lojas da região, para esclarecer as dúvidas sobre o desligamento do sinal analógico de TV. Após o desligamento do sinal analógico, a programação dos canais abertos de televisão será transmitida apenas pelo sinal digital.

Após o desligamento do sinal analógico, a programação dos canais abertos de televisão será transmitida apenas pelo sinal digital em Belém e em outras 11 cidades da região.

Para Neilza Buarque, gerente regional da Seja Digital, a ação reforça o compromisso da entidade de não deixar ninguém para trás. “Estamos trabalhando para levar o sinal digital, que oferece qualidade de som e imagem de cinema, a toda a comunidade. Para que continuem assistindo aos seus programas favoritos, é muito importante que todos estejam preparados o quanto antes”, explica ela.

SEJA DIGITAL

A Seja Digital (EAD - Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.

(DOL)







Comentários