plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Transposição do São Francisco retira 1 milhão da seca no Nordeste

Inaugurado há um ano, já na administração do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, a água do São Francisco chegou ao Boqueirão no dia 18 de abril de 2017. A transposição chegou no momento em que o açude de Boqueirão, única fonte de abastecime

Inaugurado há um ano, já na administração do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, a água do São Francisco chegou ao Boqueirão no dia 18 de abril de 2017.

A transposição chegou no momento em que o açude de Boqueirão, única fonte de abastecimento de Campina Grande (PB) chegava ao colapso, registrando o nível mais baixo desde a inauguração, em 1957 e sacrificando a comunidade daquela zona do nordeste com a escassez de água.

O leito seco do rio Paraíba entre o açude e o final do canal da transposição do Eixo Leste, que levou 38 dias para encher, hoje está com o abastecimento de água normalizado, beneficiando 1 milhão de pessoas da terceira maior cidade do semiárido e outros 32 municípios da Paraíba e de Pernambuco, segundo o Ministério da Integração Nacional.

Leia também:

Água do Rio São Francisco chega à Paraíba

Helder agiliza integração do São Francisco

Helder: obras no S. Francisco estão quase prontas

Projeto do Rio São Francisco começa a operar

No fim de agosto, mesmo sem chuvas, o açude Boqueirão saiu do volume morto, encerrando o racionamento de 33 meses e 19 dias, o mais longo da história campinense.

Nos açudes e no rio da Paraíba, que receberam água da transposição, os pesquisadores da Agência Nacional de Águas (ANA), registram o aumento de peixes, incluindo a chegada de espécies do rio São Francisco, que conseguem sobreviver à força das estações de bombeamento.

O monitoramento aponto que o açude Areias (PE), o primeiro da transposição, as espécies pularam de 5 para 14, além da melhoria da qualidade da água dos açudes, que abastecem cidades próximas e distantes.

A expectativa agora é com a conclusão do Eixo Norte, que deve ser entregue no segundo semestre, levando água a Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.

(Com informações da Folha de S. Paulo)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias