plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
_

'O Auto da Compadecida' reestreia em Belém

Um dos textos mais conhecidos do teatro brasileiro, “O Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna, volta a ser encenado em Belém, na montagem da Casa de Artes Tiago de Pinho, depois de ter feito sucesso no ano passado, com ingressos esgotados. As aventuras

Um dos textos mais conhecidos do teatro brasileiro, “O Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna, volta a ser encenado em Belém, na montagem da Casa de Artes Tiago de Pinho, depois de ter feito sucesso no ano passado, com ingressos esgotados. As aventuras de João Grilo e Chicó ganham o palco do Teatro Margarida Schivasappa, em sessões no sábado e domingo.

Encenado pela primeira vez em 1956, em Pernambuco, um ano após a publicação do livro de Suassuna, o auto já teve montagens com atores como João Caetano e Armando Bogus e, mais recente, foi sucesso na TV e no cinema com Selton Melo e Matheus Nachtergaele nos papéis principais. Na montagem com adaptação e direção de Tiago De Pinho, 30 atores de um elenco jovem dão vida a personagens como Dorinha, a fogosa mulher do padeiro, o Coronel e sua esposa, num texto que permanece atual ainda hoje.

Narrado no clima da literatura de cordel, o texto mostra como João Grilo e Chicó driblam as dificuldades do sertão nordestino, com a seca e fome, e aborda temas universais como a avareza humana e suas consequências. No embate entre certo e errado, coloca a reflexão sobre humildes e ricos, e deixa a pergunta se o sertanejo deve ser absolvido de seus pecados por já sofrer demais em vida. “É aquele eterna dúvida sobre pecados, sobre ser absolvido por Deus depois do juízo final. A cena do julgamento fará todo mundo repensar o modo como tem entendido a sua relação com o divino”, diz De Pinho, cuja direção reforça os momentos cômicos que flertam com o teatro musical, mas não deixa de embarcar na emoção.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias