Notícias / Mundo

EDIÇÃO ELETRÔNICA

Jogos de computador combatem melhor a depressão, afirma estudo

Quinta-Feira, 08/03/2018, 19:36:01 - Atualizado em 08/03/2018, 19:36:01 Ver comentário(s) A- A+

Jogos de computador combatem melhor a depressão, afirma estudo (Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Um estudo divulgado pela Universidade da Pensilvânia divulgou um resultado interessante sobre a depressão. Os pesquisadores chegaram a conclusão que exercícios mentais, como os jogos de computador, são mais efetivos a combater a depressão e a proteger o cérebro de reações emocionais negativas.

A conclusão é amparada também por estudos anteriores, como o da Universidade Washington em 2017, que descobriu que um aplicativo baseado em jogos chamado “Projeto EVO” melhorou o humor em pessoas mais velhas diagnosticadas com depressão.

COMO FUNCIONA?

Acredita-se que as pessoas com depressão tendem a regular mais suas respostas emocionais a partir das distrações. As pesquisas mostram que os neurônias “se espalham” no centro emocional, uma área conhecida como “amígdala”.

O estudo sugere ainda que a perturbação da memória poderia ajudar a proteger o cérebro de emoções negativas.

METODOLOGIA

A pesquisa coletou dados de 29 pacientes deprimidos que não estavam tomando nenhuma medicação, e 23 pessoas sem histórico de depressão. Foram feitos exames cerebrais para examinar respostas emocionais associadas a memórias negativas.

No campo da prática, foi exigido que os pacientes relembrassem momentos de sofrimento “para que as emoções se desenrolassem naturalmente”.

Chegou-se a conclusão que quem tinha transtorno de saúde mental se sentia pior quando revivia essas lembranças negativas; diferente de quem não tinha o transtorno.

(Com informações do portal Só Notícia Boa)



Conteúdo Relacionado:





Comentários