Notícias / Pará

EDIÇÃO ELETRÔNICA

Belém está na lista das cidades mais violentas do mundo

Quarta-Feira, 07/03/2018, 22:46:45 - Atualizado em 07/03/2018, 22:49:46 Ver comentário(s) A- A+

Belém está na lista das cidades mais violentas do mundo (Foto: Mauro Ângelo/Diário do Pará)
(Foto: Mauro Ângelo/Diário do Pará)

A Organização de Sociedade Civil Mexicana (Segurança, Justiça e Paz) divulgou nesta semana um ranking que cidade nenhuma deveria se orgulhar de fazer parte. Trata-se das 50 áreas urbanas mais violentas do mundo.

De acordo com a lista, a cidade de Belém está na décima posição com 71 mortes para mil habitantes. O levantamento é feito anualmente com base em taxas de homicídios por 100 mil habitantes.

Só para ter uma ideia, a cidade de Natal (Rio Grande do Norte) está em quarto lugar com 102,56 homicídios por 100 mil habitantes. O dado pode ser considerado assustador porque a própria Organização Mundial da Saúde (OMS) considera uma taxa acima de 10 homicídios/100 mil habitantes como características de violência epidêmica.

Como se não bastasse o crescimento da violência também em cidades menores no norte e nordeste brasileiros, há também a questão da impunidade, já que mais de 90% dos homicídios não são investigados, ou seja, ficam impunes, o que dificulta uma análise mais profunda que permita identificar com total certeza as relações de causa e consequência no crime.

Veja a lista completa abaixo:


(Com informações do UOL)



Conteúdo Relacionado:





Comentários