plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Venezuelanos se espalham por Belém

Passados cinco meses da primeira denúncia do DIÁRIO sobre a precária situação dos índios venezuelanos nas ruas de Belém, pouca coisa mudou. Em julho de 2017, a capital paraense passou a ser o destino dos imigrantes - que fogem da crise política e humanitá

Passados cinco meses da primeira denúncia do DIÁRIO sobre a precária situação dos índios venezuelanos nas ruas de Belém, pouca coisa mudou. Em julho de 2017, a capital paraense passou a ser o destino dos imigrantes - que fogem da crise política e humanitária do País vizinho. Mas foi em outubro passado que, ao menos 50 refugiados, da etnia Warao desembarcaram no complexo do Ver-o-Peso, onde ficaram abrigados. Ali, a situação de calamidade chamou atenção.

Na época, a cena no centro comercial se repetia: a cada esquina, imigrantes pediam esmolas- principalmente, mulheres com crianças de colo. Hoje, a imagem é vista do outro lado da cidade. Basta andar pelos bairros do Souza, Pedreira e Marco para vê-los, ainda vestidos com roupas tradicionais e mãos estendidas pedindo o pão de cada dia. As avenidas Pedro Miranda, Duque e 25 de setembro, são os principais locais que habitam.

Sentado na escadaria da igreja Nossa Senhora da Conceição Aparecida, na Pedreira, Ruan Carlos, 23, pede esmolas ao lado do filho de 3 anos. Enquanto o menino brinca com as folhas e pedaços de madeira no chão, ele conversa com quem o dá dinheiro. Hoje, graças à intervenção do Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH), que esteve em Belém, em janeiro, para cobrar providência do Estado e Prefeitura sobre a calamidade, eles e mais 50 pessoas permanecem em um abrigo, no Marco, cedido pelo Governo.

“No abrigo temos cama e banho, mas não roupas e sabonetes...”, comenta Ruan, que tem quatro familiares no local. Sua rotina começa cedo, e, antes das 8h, está nas ruas, voltando apenas no final do dia. Há 5 meses em Belém, ele já consegue pronunciar algumas palavras em português. Até uma placa pedindo ajuda escreveu à mão. Com as esmolas, Ruan, que era carregador de cargas no seu País, já comprou um telefone celular, e garante mais comida aos seus parentes. Indagados sobre voltar à Venezuela, a resposta- mesmo numa linguagem enrolada- é clara: “Não. Aqui temos água, alimentos para os adultos e crianças”, responde.

Muitos estão acompanhados por crianças pequenas. (Foto: Maycon Nunes/Diário do Pará)

MISÉRIA

Próximo à feira da Pedreira se concentra a maior parte dos indígenas. E sobre um papelão na calçada, está Ana Chiniponte, 40, . A cena da refugiada, com as roupas tradicionais ao lado da filha, estendendo a latinha da esmola, chama atenção. No local, a reportagem observou pessoas prometendo roupas, comida, e até puxando uma conversa com Ana, que se comunica menos que Ruan, mas que mantém um sorriso no rosto.

Sem um ponto fixo, Hector Fernandes, 45, percorre as ruas da região com uma placa, em português, pedindo ajuda. Ele era pintor na Venezuela, porém, diz não conseguir emprego por aqui, principalmente pela dificuldade na comunicação. Mesmo com um dinheiro incerto para comer e se vestir, ele reforça que estar longe de casa é melhor que permanecer perto da miséria. “Não sinto saudade da fome e nem da falta de água”, conta o imigrante que passou primeiro por Manaus, e em janeiro chegou a Belém.

Indígenas estão espalhados pelas ruas do bairro da Pedreira. (Fotot: Maycon Nunes/Diário do Pará)

SECRETARIA

O DIÁRIO fez contato com a assessoria da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), para saber como os imigrantes estão sendo amparados, mas não teve retorno até o fechamento da edição.

(Roberta Paraense/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias