plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
MAURO BONNA

Leia a coluna de Mauro Bonna deste domingo

Reconhecimento facial no aeroportoA partir de abril, a Receita Federal estará equipada com dispositivo de reconhecimento facial no aeroporto de Val-de-Cans. Nas proximidades, os aeroportos de Manaus, Fortaleza e Recife já dispõem. Através do passaporte no

Reconhecimento facial no aeroporto
A partir de abril, a Receita Federal estará equipada com dispositivo de reconhecimento facial no aeroporto de Val-de-Cans. Nas proximidades, os aeroportos de Manaus, Fortaleza e Recife já dispõem. Através do passaporte no check in é feita uma análise de risco do passageiro – hábito de viagem, compras no tax free, número de malas e Imposto de Renda. Com informações combinadas, os inspetores no destino recebem a indicação com foto e tudo do passageiro que foge do perfil do turista normal. Este, naturalmente, será devidamente recepcionado.

Cresce a arrecadação federal na região
A arrecadação dos impostos e contribuições administrados pela Secretaria da Receita Federal do Brasil – RFB, na 2ª região fiscal (PA, AM, AC, AP, RO e RR) atingiu a cifra de 3,2 bilhões de reais em janeiro de 2018, contra 2,8 bilhões de reais de igual período de 2017, registrando crescimento nominal de 12,11% e real de 8,99%. A participação da 2ª RF na arrecadação Brasil foi de 2,18% no mês de janeiro/18, enquanto que em janeiro/17 essa participação ficou em 2,19%.

Arrecadação federal no Pará
O Pará arrecadou agora em janeiro, 1,09 bilhão. Em janeiro do ano passado, 947 milhões, um incremento de 15,97%. O Pará detém 34,19% da arrecadação regional. Perde para o Amazonas, que, em função da Zona Franca de Manaus, mantém a liderança com 1,4 bi agora em janeiro, e 1,3 bi em janeiro do ano passado. O Amazonas representa 44,28% da arrecadação federal na região.

Competências do profissional do futuro
Belém foi escolhida pela Fundação Dom Cabral, considerada melhor escola de Negócios da América Latina, a rodar um programa de desenvolvimento baseado no último report do Fórum Econômico Mundial do Trabalho, sobre as competências do profissional do futuro. O objetivo do programa, que iniciará em abril, é preparar empresários e gestores dentro das seguintes competências: resolução de problemas complexos, criatividade, transdisciplinariedade, trabalho colaborativo e pensamento crítico e adaptativo. A OBS, associada regional da FDC, está à frente do criterioso processo seletivo.

Gastronomia em Santarém
Termina hoje, em Santarém, o encontro do chef Antônio Albaneze, especialista em receitas pantaneiras, entre elas pratos com carne de jacaré, com o chef Roger Carvalho, do Espaço Gastronômico Alter do Chão. O paraense, entre outras receitas, apresentou filhote em cama de banana da terra ao molho de tangerina; filé ao molho de cerveja stout de açaí e crocante de parmesão; petit gateau de rapadura com sorvete de cachaça e velouté de capim santo.

Tucupi em Fernando de Noronha
O Pará está sendo representado neste fim de semana no Festival Pernambuco Bom de Mesa, em Recife. Os chefs de restaurantes locais receberam convidados para criação de menus elaborados especialmente para o festival. Daniela Martins (Lá Em Casa) ficou à frente do cardápio do Varanda, em Fernando de Noronha, com um menu completo incluindo tucupi, castanha-do-pará e bacuri.

Boi
Juntamente com Cuiabá e São Paulo, Marabá, nos dias 23 e 24 de maio, será polo do Intercorte, um dos maiores eventos do agronegócio.

Cimento
Com o seu home center, o Grupo Líder já é o maior varejista de cimento no estado.

Bar
Depois de perderem o famoso Boteco das Onze, os irmãos Paulo e Augusto Mesquita encerram a operação do Fiteiro, na Doca. Concentram-se nas casas em Recife e Fortaleza.

Lazer
O empresário Adan Coelho recepcionou em Belém, representantes de fundo de investimentos americano focado em entretenimento. O objetivo é parceria em empreendimentos de lazer na imensa área do entorno da Blue Marina, às margens do Maguari, em Outeiro.

Invasão
Agora no dia 12, será o último dia para desocupação voluntária da Fazenda Campo de Boi, do Grupo Marcos Marcelino, em Ipixuna, invadida há muito pelo MST. Caso contrário, no dia 13, haverá desocupação compulsória.

Malhação
A rede de academias pernambucana Selfit chega a Belém. O primeiro ponto será no mix do IT Center.

Saúde
Raul Aguilera alugou para a médica Cínthia Charone, o antigo ponto do Tatoo Park, na Wandenkolk. No local surgirá uma clínica de reabilitação.

Mall
O empresário Júlio Coimbra concluiu o mix do seu mall no início da BR-316, antigo ponto da Itapemirim. Em junho, serão inauguradas a Greco Academia e Lojas Americanas. E logo em julho, inicia a expansão com a construção de mais cinco mil metros quadrados no empreendimento. Algo semelhante surgirá na Augusto Montenegro.

Católica
A Faculdade Católica de Belém promoverá no período de 20 a 22, das 8h às 12h, o Simpósio Filosófico "Cristianismo e a Contemporaneidade: questões abertas". Entre os palestrantes: Mário Tito Almeida, Emanuel Matos e Alex Fiúza de Mello.

"Goeldi"
Agora os espaços de visitação do Museu Goeldi estão funcionando no mesmo horário. Parque Zoobotânico, Aquário Amazônico Jacques Huber e Pavilhão de Exposições (Rocinha) passaram a funcionar de quarta-feira a domingo, entre 9h e 17h.



Papel
A Suzano Papel e Celulose torna-se a terceira maior fabricante de papéis sanitários do Brasil após a compra da Facepa.

Basa
O ex-deputado Arthur Tourinho é candidato à presidência da Casf, o plano de saúde do Banco da Amazônia.

Fotografia
Nesta quarta, às 17h, na Fox, Reinaldo Silva Jr. lança o seu livro-álbum Luz, em comemoração aos seus 35 anos de profissão.

Gordices
O Zabumba Bar, na 14 de Março, ampliou o seu mix, agora serve também peixe frito e espetinhos gourmets. Por falar em 14 de Março, tem sido muito elogiado o bolinho de pato no tucupi do Boteco do Camarão.

Cerveja
Baviera Boutique Bar lança neste mês, a sua segunda cerveja, uma pilsen puro malte para harmonizar com pato no tucupi.

Voo
Emissários da Avianca estiveram na semana passada na Infraero de Belém. Já selecionaram os espaços de loja e check-in no aeroporto. A companhia começará a voar no dia 4 de junho, de Belém para Brasília e São Paulo.

Offices
O antigo prédio do Hotel Itaoca, no início da Presidente Vargas, passa a se chamar Itaoca Offices, com salas comerciais para locação, inclusive espaço para uma grande loja no térreo.

Carros
Segundo a Fenabrave, cresceram em 15, 67% as vendas de carros em fevereiro.

Rádio
A Rádio Unama FM (105,5 MHz) faz grande manutenção nos seus equipamentos e, muito em breve, apresentará a sua nova programação, operando com 10 Kw. A coordenação é do professor Mário Camarão.

Chef
Uma paraense foi classificada para a nova edição do MasterChef que começará nesta terça.

Curso
Estão agora autorizados, pelo MEC, os cursos de Enfermagem, da Faculdade da Amazônia (Faam), em Ananindeua; Arquitetura e Urbanismo, da Esamaz, e Nutrição, em Redenção.

Cultura
No domingo que vem, pela primeira vez haverá o Avenida Paulista Cultural – versão brasileira do Museum Mile Festival, que acontece anualmente na Quinta Avenida em NY.

Mulher
A nutróloga Vanessa Costa, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, será palestrante nessa terça, dentro da programação da Semana da Mulher, que ocorrerá no espaço da STM Organização. Na pauta, a prevenção do envelhecimento cutâneo.

Pizza
Pizzaria Vignoli, sucesso em várias capitais do Nordeste, anunciou chegada a Belém.

Protesto
A Associação Brasileira de Comércio Exterior (AEB) fará um protesto judicial no início de abril contra 15 bancos operadores de câmbio, pela manipulação da taxa de câmbio PTAX, o que está sendo apurado pelo Cade. O protesto visa interromper a prescrição de perdas e danos porque o Cade não deverá concluir a investigação antes do prazo prescricional.

Sicilia
O concorrido restaurante Famiglia Sicilia lançou novas entradas: panini di Parma (pão com mozzarella e presunto de Parma) e batatas al profumo di tartufo.

Justiça
Juízes federais anunciam paralisação para 15 de março.

Sushi
Hoje e amanhã, no K Sushi, na Domingos Marreiros, só com reserva. O chef Fabrizio Matsumoto (do Geiko-San, na Oscar Freire, em São Paulo) apresenta pessoalmente um menu degustação exclusivo e cheio de novidades.

Ônibus
A passagem de ônibus semiurbano interestadual e internacional de passageiros subiu 5,36%. Para Brasília, saindo de Belém, passou a custar 299 reais.

Feira
Nesta terça, de 7h às 11h, "Goeldi" e Ufra promovem a Feira da Agricultura Familiar. Ela comercializa orgânicos de modo geral produzidos por agricultores de Santa Bárbara do Pará. De 7h às 11h, no Parque Zoobotânico.

Ser
O Grupo Ser Educacional vai investir 130 milhões no seu plano de expansão para este ano. Em 2017, o faturamento do grupo foi de 927,8 milhões. Lucro líquido de 193,1 milhões. Terminou o ano com 130 mil alunos. No Pará é dono da Unama e Maurício de Nassau.

Menu
Nelson Oliveira, do Manjar, estreia nesta semana, o novo Menu do Chef. No combo atual tem como entrada pastéis de camarões e pudim com calda de priprioca de sobremesa.

Ditadura
Nos dias 26, 27 e 28 ocorrerá, na UFPA, o "Seminário de Ensino de História - 1968, 50 anos depois: memórias, histórias, tecnologias e arquivos digitais". O evento contará com mesas-redondas, oficinas e simpósios, que irão debater os diversos movimentos e acontecimentos de 1968 e seus reflexos meio século depois.

Repórter
Amanhã, às 9h, na Unama-Alcindo Cacela, Caco Barcelos e equipe apresentarão a segunda edição do "Globo Lab: Profissão Repórter", um bate-papo sobre produção jornalística e realização de reportagens. Evento aberto ao público. Aliás, dois alunos da Unama serão selecionados para visitar a redação do Profissão Repórter, em São Paulo.

EM ALTA
Hotel
A rede Accor vai implantar um hotel econômico com a bandeira Ibis Styles, em Parauapebas.
Missa
A Arquidiocese passa a realizar missas todos os domingos, às 12h, no Pátio Belém.
Ferro
A Oyamota voltou a operar com força total em Castanhal. É a fornecedora das passarelas da BR.

EM BAIXA
Benjamin
Com o encerramento das atividades do Benjamin, do chef Sérgio Leão, Belém perde um de seus mais sofisticados restaurantes.
Eleição
A Cohab prepara o lançamento do Cheque Mobília, semelhante ao Cheque Moradia. Prática que levou Garotinho à prisão.
Patrimônio
As fortes chuvas estão liquidando com o abandonado e histórico prédio da antiga Escola Normal.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias