plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Belém recebe feira cigana

Quando você cruzar com uma cigana de saia rodada e colorida, saiba que está diante de uma peça de resistência. “O que define a mulher cigana são as vestimentas e seu poder esotérico, construído por gerações”, diz o antropólogo Felipe Arthur Mendes em seu

Quando você cruzar com uma cigana de saia rodada e colorida, saiba que está diante de uma peça de resistência. “O que define a mulher cigana são as vestimentas e seu poder esotérico, construído por gerações”, diz o antropólogo Felipe Arthur Mendes em seu livro “Quem São as Ciganas do Brasil?”. Apesar das vestes as tornarem alvo fácil de preconceitos, elas insistem em exibir, com orgulho, essa marca de identidade cultural.

Ninguém sabe ao certo de onde os ciganos vêm, mas a tese vigente entre a maioria dos historiadores hoje é que são um povo nômade que saiu da Índia há cerca de mil anos e se espalhou pelo mundo. O primeiro registro de sua presença no Brasil data de 1574: a deportação do cigano João Torres e sua esposa, Angelina, para cá a mando do governo português.

E o mundo cigano, com seus mistérios, sua magia e sua cultura aporta em Belém durante três dias. A partir da próxima quinta-feira, 8, até sábado 10, acontece no hotel Grão Pará, o 2º Encontro Esotérico Cigano de Belém.

Uma das ciganas mais respeitadas do Brasil, Ivonete Chôas, coordena o evento, que terá sessões de quiromancia (leitura de mãos); baralho cigano, clarividência (leitura da vida por intermédio do copo de água); búzios e radiestesia (perguntas e respostas por intermédio de um pêndulo).

Filha de ciganos, Ivonete Chôas afirma que sua vidência começou aos 7 anos de idade, quando começou a jogar também o baralho cigano. Para ela, o encontro é uma oportunidade ímpar das pessoas conhecerem melhor esta cultura milenar.

A cigana Ivonete Chôas coordena o evento. (Foto: divulgação)

“Os ciganos respeitam muito as crianças e os mais velhos. A padroeira dos ciganos é Santa Sara Kalin. Os ciganos falam o romani e para nós a vidência é um dom que vem de berço”.

Durante o evento, Ivonete explica que também haverá vendas de produtos esotéricos, como incensos, pedras da sorte, pedras místicas, velas, moedas da sorte, sabonetes, aromatizadores de varetas, sprays artesanais, banhos ciganos, e meditações sobre a cultura cigana.

Também estarão à disposição dos participantes banhos de amor preparados com a magia cigana. Eles auxiliam na limpeza espiritual e na cura e abertura dos caminhos. São muito utilizados também por aqueles que estão à procura de um novo amor. “Cada banho tem sua magia e a sua essência”, explica Ivonete, que continuará atendendo no hotel Grão Pará por mais alguns dias após o evento.

O FUTURO NAS CARTAS

Uma das principais manifestações da cultura cigana é a leitura de cartas. O baralho cigano consiste em 36 cartas, cada uma delas identificada com uma figura que representa seu significado no jogo. De acordo com Ivonete Chôas, o baralho, se devidamente lido, pode prever sobre a saúde, amor, prosperidade, questões financeiras, espirituais, de família e antever até a chegada de uma depressão.

Bem lido, baralho cigano pode ajudar a resolver problemas de saúde a males de amor, diz especialista. (Foto: divulgação)

“As pessoas procuram as cartomantes para encontrar saídas espirituais e equacionar seus problemas do dia a dia”.

Ivonete Chôas, que mora em Brasília, diz que escolheu o Pará para este encontro por ser um estado místico e que atrai muito a magia, pelo seu encantamento das matas e rios. “O povo paraense também é hospitaleiro e muito espiritualizado”, diz.

“No evento, vamos ter cristais, incensos, jogos baralho cigano, Tarot dos orixás e leitura de mão. Para nós, ciganos, o ano se inicia em março e deve ser de grandes realizações, pois teremos eleições, Copa do Mundo... Prevejo muitas mudanças sociais para este ano, que tem como pedras representativas as marrons e vermelhas. Indicam um ano de justiça e grandes paixões”, diz ela.

VISITE

2º Encontro Esotérico Cigano de Belém
Quando: De 8/03 até 10/03
Onde: Hotel Grão Pará (Av. Presidente Vargas, 718)
Informações: (91) 3221-2121 / 981891986/ ou (61) 982489462 (whatsApp)

(Mauro Neto/Especial para o Você)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias