Entretenimento / Cultura

EDIÇÃO ELETRÔNICA

Você conhece Ursula Le Guin?

Terça-Feira, 27/02/2018, 09:07:34 - Atualizado em 27/02/2018, 09:07:34 Ver comentário(s) A- A+

Você conhece Ursula Le Guin? (Foto: Divulgação)
Autora referência para a literatura de ficção científica e fantasia terá vida e obra abordada em bate-papo, hoje, na Fox. (Foto: Divulgação)

Muitos autores de literatura fantástica contemporânea citam a escritora americana Ursula Le Guin como uma de suas principais influências. Dentre eles, George R. R. Martin, autor da série que inspirou “Game of Thrones”, e o cultuado autor Neil Gaiman, conhecido por obras como “Deuses Americanos” e “Sandman”. Falecida no mês passado, Úrsula terá sua vida e obra abordadas no “Café com Livro”, encontro de leitores mediado por Victor Rogério, da revista eletrônica “Super Literário”. A programação ocorre hoje, às 18h, na livraria da Fox, com entrada franca.

Autora de mais de 20 romances, Le Guin também escreveu dezenas de livros de poesia, mais de 100 contos e outras obras. Mas é conhecida principalmente pelo livro “A Mão Esquerda da Escuridão”, lançado em 1960, e com o qual ganhou os dois principais prêmios da ficção científica, o Hugo e o Nebula. O livro conta a história de um planeta no qual a população não apresenta divisões de gênero. No Brasil, o título foi publicado recentemente pela editora Aleph.

“Apesar de ter várias obras, só agora ela vem sendo publicada no Brasil. Em Belém, mesmo entre blogueiros de literatura e outros leitores com quem tenho contato, eu percebo que poucos conhecem o trabalho dela. O bate-papo será uma oportunidade para falar das obras, dos temas abordados por ela, e das próprias influências dela para escrever, e de autores que a tinham como referência”, destaca Victor.


Durante o encontro, a organização levará algumas edições publicadas no país para que os leitores possam conhecer. Também haverá sorteios de alguns livros, com o apoio das editoras Aleph e Arqueiro, que acaba de publicar no Brasil o primeiro livro do “Ciclo Terramar”, a série de fantasia mais conhecida da escritora. Muito do que foi criado no universo fantástico de Terramar serviu de inspiração para inúmeros outros livros de ficção, como as séries Harry Potter e Eragon.

“A reedição da Arqueiro, inclusive, traz uma mensagem do Neil Gaiman dizendo que ela foi uma grande inspiração”, comenta Victor. 

Além dos livros recebidos com o apoio das editoras parceiras, o mediador levará mapas de Terramar para sortear entre os fãs. Atualmente, a revista “Super Literário” se prepara para lançar sua primeira edição, tendo como tema o gênero terror, e apresentando contos de novos autores. No Facebook, é possível seguir a publicação e acompanhar as programações.

(Lais Azevedi/Diário do Pará)







Comentários