Entretenimento / Cinema

EDIÇÃO ELETRÔNICA

Cineasta Zienhe Castro ministra curso sobre gêneros cinematográficos

Segunda-Feira, 26/02/2018, 08:58:38 - Atualizado em 26/02/2018, 08:58:38 Ver comentário(s) A- A+

Cineasta Zienhe Castro ministra curso sobre gêneros cinematográficos (Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Zienhe Castro tem 21 anos de experiência como produtora cultural e onze anos atuando no cinema, assumindo várias funções em projetos cinematográficos locais e nacionais. É o olhar dessa experiência que ela divide no curso “Gêneros Cinematográficos”, entre os dias 13 e 17 de março, no Centro Cultural Sesc Boulevard. Voltado ao público em geral, o curso aborda como mais de um século de cinema levou à elaboração de estilos distintos de narrativas na tela grande. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas a partir de hoje, para comerciários e dependentes, e a partir do dia 6, para o público em geral.

Durante os cinco dias de curso, os participantes deverão analisar diferentes estilos cinematográficos, observando convenções estilísticas e questões como as referências da estrutura teatral e da literatura que podem ser verificadas no cinema.

Formada em Letras e Arte e Comunicação Social, pela Universidade Federal do Pará, Zienhe também graduou-se em Tecnologia do Cinema, na Universidade Estácio de Sá-RJ, e estudou roteiro e direção para documentários na Escuela de Cine e TV de San Antonio de Los Baños/Cuba em 2009. Foi lá que dirigiu e produziu seu primeiro documentário, “Amañecer de Repente”, sobre a música repentista cubana. 

Ela também colaborou em projetos de curtas, médias e longas, atuando como produtora executiva, diretora e coordenadora de produção, roteirista e diretora, entre eles, o longa-metragem espanhol “La Gran Final”, do diretor Gerardo Olivares, e no longa-metragem ficcional “Encantados”, de Tizuka Yamasaki. Ela também dirigiu e produziu o projeto “Cinema Itinerante”, que promoveu exibição de filmes em espaços públicos, para formação de plateia.

(Diário do Pará)







Comentários