plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Chuvas castigam Barcarena e preocupam moradores

Desde a madrugada desta segunda-feira (26), fortes chuvas castigaram a cidade de Barcarena, região nordeste do estado, que há algumas semanas ganhou destaque negativo pelos problemas ambientais causados pela Hydro. Na última semana, os danos ambientais 

Desde a madrugada desta segunda-feira (26), fortes chuvas castigaram a cidade de Barcarena, região nordeste do estado, que há algumas semanas ganhou destaque negativo pelos problemas ambientais causados pela Hydro.

Na última semana, os danos ambientais causados por poluição da empresa foram confirmados pelo Instituto Evandro Chagas (IEC) a partir de amostras de água coletadas em Barcarena, que apresentaram números elevados de diversas substâncias nocivas, como fósforo, alumínio, nitrato e sódio, além da elevação da alcalinidade da águas, atestando uma situação de dano ambiental ao ecossistema local.

Agora pela manhã, as fortes chuvas cessaram e o que há é apenas chuvisco, mas que mantém o sinal de alerta e receio por parte de moradores de novos vazamentos de substâncias nocivas ocorrerem. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet-PA), o céu segue encoberto com nuvens e novas pancadas de chuva podem ocorrer a qualquer momento.

Ainda de acordo com o Inmet, a expectativa é que nos próximos dias o índice de chuvas diminua bastante. Mesmo assim, o mês está sendo atípico: o índice pluviométrico foi de 648mm até o momento, enquanto em fevereiro do ano passado foi de 598 mm.

A situação é mais crítica nas comunidades Bom Futuro, Vila Nova e Burajuba, que possuem, em sua maioria, poços artesianos de baixa profundidade em casa, o que facilita a contaminação pelo resíduo. Uma estimativa prévia é que pelo menos 300 pessoas tenham sido afetadas pelos vazamentos recentes. Entre os principais danos causados pela contaminação, estão problemas dermatolócidos e gástricos, além de possíveis danos respiratórios.

Outro dado alarmante levantado pelo IEC é que o "risco eminente de novos vazamentos", já que o Pará ainda vive o período de chuvas, o que facilita o transbordo das bacias de rejeitos.

Jatene culpa "São Pedro" por acidente em Barcarena

Para o governador governador Simão Jatene a culpa do acidente ambiental em Barcarena, nos dias 19 e 20, foi responsabilidade de "São Pedro". O governador culpou a chuva pelos vazamentos da bacia de rejeitos de bauxita da Hydro Alunorte.

Em entrevista coletiva realizada no final da tarde desta sexta-feira (23), Jatene e sua equipe de governo anunciaram as medidas que o Estado irá tomar para tentar reparar a vida dos moradores atingidos pelo vazamento do minério.

Vale ressaltar que o governo de Jatene foi o principal incentivador das operações da Hydro em Barcarena, oferecendo benefícios fiscais para a empresa estimados em R$ 7,5 bilhões no período de 15 anos.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias