plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Barcarena sofre com novo vazamento da Hydro e moradores protestam

Moradores do município de Barcarena, no nordeste paraense, interditaram na madrugada desta sexta-feira (23) o acesso aos portos da região de Vila do Conde, em um protesto contra os danos ambientais causados pela empresa Hydro na região. Os moradores afirm

Moradores do município de Barcarena, no nordeste paraense, interditaram na madrugada desta sexta-feira (23) o acesso aos portos da região de Vila do Conde, em um protesto contra os danos ambientais causados pela empresa Hydro na região. Os moradores afirmam que, ainda na noite de quinta-feira (23), ocorreram novos vazamentos na região.

Na tarde de ontem, um laudo do Instituto Evandro Chagas atestou que bacias de rejeito criadas pela empresa transbordaram no último fim de semana e contaminaram diversos pontos do município. De acordo com os moradores, dois vazamentos ocorreram na noite de ontem, um das próprias bacias de rejeitos, e outro de um caminhão da empresa, que tombou durante a noite na rodovia PA-140, no município. Ainda não há informações sobre quais rejeitos o veículo transportava.

Leia também: Comissões de deputados visitarão áreas afetadas de Barcarena

Segundo o laudo do IEC, as águas do município foram contaminadas e apresentam índice de rejeitos 25 vezes maior que o permitido por lei. A prensa dos metais na água causam danos ambientais graves, além de colocar em risco a saúde da população, que pode sofer problemas dermatológicos, gástricos e respiratórios.

O laudo deverá ser entregue hoje aos Minsitérios Públicos Estadual e Federal. Os órgãos irão realizar uma coletiva mais tarde para divulgar quais medidas legais serão tomadas sobre o caso.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias